quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Idiomas


Idiomas!!
Digas quantas línguas falas e te direi por quantos homens você vale.

Li esta frase em alemão, no primeiro ano em que comecei a estudar o idioma germânico. Foi dita por um rei, do Reino da Baviera (hoje faz parte da Alemanha), mas não lembro mais o nome dele.
Mas resolvi falar deste assunto por alguns motivos:
  • Primeiro, porque acho interessante.
  • Segundo, porque dois conhecidos me fizeram lembrar que para ser ignorante, não precisa ser burro. Pode ter diploma de nível superior e continuar sendo ignorante. Uma colega de facul, engenheira civil que disse que só com inglês dá para ir em qualquer lugar do mundo. E um formado em direito, que só precisa passar no exame da Ordem dos Advogados do Brasil, que sempre vem conversar no msn em inglês, mesmo você falando em português, até o momento que resolvi responder em alemão e ele disse que odeia alemão. Neste caso, acho que é a única coisa que ele sabe fazer bem é falar em inglês. Confesso que para falar, sou muito ruim, meu conhecimento no idioma britânico, são de livros de engenharia e de RPG.
  • Terceiro, porque adoro história a melhor forma de você entender a história de um povo, é lendo no idioma deles, sua evolução como idioma, mostra todas as mudanças que um idioma pode ter e conta muitos fatos históricos e influência de um povo sobre o outro.
  • Quarto, porque virei fã de Hetalia (a imagem acima) e a história deles, conta uma parte da história das nações durantes as grandes guerras (mesmo que de forma satírica, mas cada personagem ali em cima, representa uma nação).

Em si. O que é um idioma? Segundo o famoso pai dos burros (dicionário): Língua falada por uma nação ou povo.
Ohhhh

Idioma, nada mais é do que uma língua falada por um povo. Ok, repeti o dicionário. Mas o que é um povo e como surgi um idioma? Os dois estão mais ligados do que você pode imaginar. Um idioma surge, quando um povo começa a usar as mesmas palavras, frases e gramática, de forma a se comunicarem e transmitirem idéias entre si.
E um idioma pode nascer, crescer, modificar, se desenvolver e também pode morrer como qualquer ser vivo. Como isso? Basta você prestar atenção neste texto. Originalmente está escrito em português, um idioma de origem latina. Latina bem vulgar por assim de passagem. Sim. Latim vulgar. Assim como outros idiomas de origem latina, são latim vulgar, porque eram idiomas usados pelo povo e não o latim clássico e formal usado por Roma. Ou você nunca reparou que idiomas como português, italiano e espanhol são tão parecidos que dá para compreender e nunca soube o motivo disso? Porque temos a mesma origem.

Mas não preciso aprender outros idiomas, basta saber inglês, no mundo todo se fala inglês. É isso que você vai dizer?
Vale lembrar que o inglês só foi difundido, durante o século XIX e XX, devido o império britânico e posterior influência cultural norte-americana. Antes disso, era muito mais importante você saber francês e latim clássico. Assim, como vale ressaltar que o inglês é um idioma usado nos países de idioma inglesa, em assuntos comerciais e locais turísticos. E ainda assim é mais valorizado no ocidente do que no oriente. Oriente médio e norte da África, vale muito mais você saber árabe ou francês (boa parte das terras árabes, foram colônicas francesas). Europa Oriental e ex-repúlbicas soviéticas, o russo continua até hoje como segundo idioma, se bem que as antigas nações do império Austro-Húngaro e da Alemanha, ainda usam e muito o idioma alemão. Extremo Oriente, onde antes o inglês e o cantonês (sim, chinês comum nas cidades e regiões ocupadas pelos imigrantes que fugiram da China comunista), hoje estão sobre forte influência de uma economia crescente, que é a China continental e com isso o mandarim (chinês oficial) tem sido um dos idiomas mais estudados recentemente.
Mesmo o Brasil, tem tido uma grande influência na divulgação do português (português do Brasil), tanto que muitos dos nossos vizinhos de continente e pessoas de outras nações, tem estudado, muitas vezes, pensando no futuro e no fato de ser uma economia crescente. Não acreditam, só veja esta reportagem que achei no youtube, sobre o Brasil, pelo ponto de vista norte-americano.

Eu adorei o vídeo. Ainda lembro de quando trocavamos de moeda a cada três anos e o salário de hoje, tinha que gastar hoje, porque amanhã não dava para comprar a mesma coisa (bem, no meu caso era mesada).

O inglês é um idioma útil. Concordo. É mais fácil, você achar alguém que sabe inglês do que ucraniano. Tem toda a razão. O inglês é um dos idiomas mais fáceis de se aprender e um dos mais difundidos. Não o mais falado, este é o mandarim. Mas se eu estou em um país de idioma que eu não conheço, tento usar o inglês e não consigo achar ninguém que saiba, mas se eu souber algumas palavrinhas, como por favor, obrigado e outras daqueles manuais de bolso de idiomas, com frases e palavras prontas para estas ocasiões, você verá um sorriso e muitas vezes uma boa vontade das pessoas que percebem que você não fala o idioma delas, mas que está se esforçando para aprender e ser entendido. Concordo que não é sempre assim, mas é muito mais fácil você sair do ponto turístico que todo mundo vai, para conhecer como realmente é a cultura de um povo. E não ficar preso nos pontos turísticos mais badalados e cheio de gente, mas conhecer lugares que outras pessoas não conhecem, porque não sabem palavras básicas. E mesmo em pontos turísticos, ninguém é obrigado a saber inglês ou outro idioma que não o seu (mas que ajuda saber outros idiomas, principalmente em pontos turísticos, isso eu não posso negar). Mas mostrar seu esforço e respeito por um povo que você está visitando e conhecendo, é muito melhor e com certeza você vai receber muito mais sorrisos e ajuda do que imagina.

E não, isso eu não inventei. Minhas últimas férias foram no Chile e acompanhei um grupo de turistas alemãs enquanto seu guia explicava o que era a praças das armas em alemão, bem como ajudei um norte-americano a fazer compras em uma feirinha de artesanato aos pés do Cerro San Cristovan, que não entendia nada de espanhol e a vendedora não sabia nada de inglês. E eu mesmo só precisei de ajuda, com um casal australianos que eu não entendia nada do que eles falavam (sei o básico de inglês, principalmente para ler, já, para falar, preciso de muita prática, mas nunca tinha parado para ouvir o inglês australiano) e precisei da ajuda de duas sul-africanas, que foram ótimas intérpretes.

Ainda pretendo estudar muitos idiomas na minha vida, entre eles, melhorar cada vez mais meu conhecimento em alemão, aprender francês (já comecei), melhorar e muito o meu inglês e futuramente russo, ucraniano e japonês. Loucura, sim, mas se pretendo visitar países em que se falam estes idiomas, nada mais justo que estudar e aprender tanto o idioma, quanto a cultura.

E você? Por quantos homens você vale?

Um comentário:

  1. Eu estou voltando para o Inglês, concordo que conhecer vários idiomas é uma dádiva.

    Mas por agora vou me contentar em voltar para o Inglês que sempre paro xD~~

    ResponderExcluir