segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Amigos Miojo, Playstation e Televisão


Ano passado, conversando com um amigo, ele me falou desta expressão.
Aquele cara só vive de miojo, playstation (pode ser qualquer videogame, mas como o playstation é o mais famoso, fica aqui) e anime (o que eu mudei para televisão), já que este termo, cai como uma luva para o meu meio-irmão caçula (sim, eu tenho um meio irmão, não é porque sou adotado que não conheço meus parentes de sangue), bem como serve para meu irmão adotivo (filho do meu pai adotivo).

Eu poderia dizer que estamos falando em alguém na faixa de 25 anos, trabalha em empresa de papai e mamãe sem registro (desculpas pelas palavras, mas é uma anta, mil vezes anta, quero ver o que ele vai fazer na hora de se aposentar daqui a 30 ou 40 anos), vive as custa dos pais e que não fez nada na vida além de uma faculdade só para dizer que tem curso superior (quando faz uma faculdade). Ou pior, de alguém que faz uma faculdade, só porque o curso tem mais mulheres e ele achar que ir para a cama com algumas colegas de curso é suficiente e não precisa se preocupar com sua carreira no futuro (espera, talvez isso explique porque todas as ex-namoradas deste tipo, o abandonam... afinal não tem perspectiva de futuro). E tem mamãe e papai para sustentar (os pais devem ser highlanders, iguais do filme, imortais e eternos, até terem a cabeça cortada... espera, mas highlander não podia ter filhos?). Podemos considerar também aquele bonzão que está sempre certo e não aceita opinião contrária, mas que está a mais de cinco anos sendo reprovado na OAB, afinal, a OAB também está errada em reprová-lo (engraçado... acho que já usei estes exemplos antes).




Mas desta vez, vamos usar meus dois irmãos como exemplos e o resultado de pais que mimam demais seus filhos. Não, não vou pegar leve por ser parente e eles sabem muito bem disso.

Conversando com meu pai de sangue, ele falou que meu irmão caçula quer fazer faculdade de filosofia. Curso interessante, vai abrir a cabeça dele e permitir que ele tenha uma ampla visão do mundo. Realmente, meu irmão mostrou que está crescendo. Mas vai viver do que ???? Desculpas a parte, mas ser professor já é complicado, mas ser professor em Palmas - TO, de filosofia. Ele acha que vai viver como!!! Faz como segunda faculdade. Eu mesmo vou fazer faculdade de história e arquitetura, mas como segunda e terceira faculdade, porque gosto dos dois temas e conhecimento nunca é demais. Mas eu já sou formado, tenho um emprego bom, ganho para pagar minhas contas e usufruir de outras mordomias, como viajar e comprar o que eu quero (ou quase tudo... só economizar para comprar, se bem que vai demorar para comprar o Hummer). Chamei a atenção do meu pai de sangue, que já estava na hora de colocar meu irmão para trabalhar, mas não com ele nem com a mãe dele ou algum parente. Tem que colocar para ele mesmo buscar um emprego e trabalhar. Ficar mimando ele não dá resultado.
Mas adivinha a proposta do meu pai de sangue. Se ele se dedicar aos estudos, eu sustento ele até se formar. Já tirou ele do colegial técnico, onde ele ia ter uma profissão, para colocar em uma escola que eu acredito que seja mais fraca. Já está mais do que na hora de ele trabalhar e fazer algo da vida. Saber o valor do dinheiro. Na idade dele, eu já dava aula de informática e trabalhava de office-boy.
Ele está acomodado, apenas fazendo um miojo, quando não tem ninguém para fazer algo melhor para ele, jogando videogame e vendo televisão. Já brigo com amigos por serem sedentários e preguiçosos, irmão então. Mas a culpa não é só dele, por não ter iniciativa, mas também dos pais, por deixarem ele assim. Não quero nem ver como ele será daqui a alguns anos. Ou será que sei como será ???






Bem, vamos ao meu irmão mais velho, agora por parte do meu pai adotivo. Meu pai adotivo, já está aposentado. E como ele odeia ficar parado, comprou um sítio, tem sua horta, cria suas aves, ovelhas e cabras, além de um canil (apaixonado por cães). Mas um dos meus irmãos mais velhos (filho do meu pai adotivo), tem mais de 50 anos e até hoje, meu pai fica ajudando ele!!! Meu, já briguei com meu pai. Meu irmão devia tomar vergonha na cara e não ficar pedindo dinheiro para ele. É ainda pior meu pai ficar dando dinheiro. Bem, eu sei que quando eu precisar, posso contar com ele, mas meu, até hoje é o meu pai que paga o condomínio para ele. Será este o futuro de meu meio-irmão caçula e de alguns conhecidos meus que são dependentes de papai e mamãe.

Como disse um amigo, com quem eu briguei por ele não ter objetivo na vida, ele se justificou que tem, só que cada um segue o seu ritmo e eu tenho que respeitar que o dele é lento. E que ele já está correndo atrás do seu objetivo. Até onde eu sei, o projeto dele, como já foi dito por um dos participantes, é algo mais para currículo, não tem como ganhar a vida só com um projeto. Ou você acha que os criadores de God Of War, Final Fantasy e outros jogos, já fizeram sucesso, logo com o primeiro projeto. Nem mesmo Oscar Niemeyer, fez sucesso só com seu primeiro projeto de arquitetura. Tem muito chão para fazer sucesso e realmente ganhar dinheiro.

E se você fala a verdade, para se tocarem e fazerem algo na vida, ficam irritados. Porque é fácil ficar vivendo de miojo, playstation e televisão, afinal não precisa se preocupar com nada importante e nem batalhar para ganhar seu dinheirinho. Nem posso dizer que é sedentarismo, porque para mim, já são tão acomodados que estão mais para parasitas. A hora que a situação ficar realmente ruim... vão ter que aprender da pior maneira que existe. E correr atrás do tempo perdido. Porque papai e mamãe, um dia não estarão mais aqui. E seus amigos, vão ter suas famílias para cuidar. E nestas horas que você realmente vai saber quem é amigo e quem é conhecido.


Nada contra miojo, eu mesmo adoro, mas costumo fazer variações, com temperos e outros ingredientes que coloco no miojo, como curry. Playstation, como equipamento para lazer é ótimo, eu tenho assim como outros consoles e vários jogos. Mas existe mais do que isso na vida e eu adoro sair, curtir a vida com os amigos e conhecer novos lugares e pessoas. Televisão, vejo muito também, especialmente quando tem algum filme interessante ou seriado que gosto, assim como vejo noticiário. E é ótimo, quando você reuni os amigos para sessão de cinema em casa e faz aquela pipoca e pede pizza. Mas tudo que é demais e exagerado, é prejudicial. Só tem que aprender isso. Ou você pensa em sempre ficar preso na saia da mamãe? Afinal, não pretende ser independente e/ou ter sua família também, assim como sucesso na vida?

Eu já fiz minhas escolhas e estou correndo atrás de meus sonhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário