sábado, 26 de fevereiro de 2011

Ponto de Vista

Conversando com um amigo, me dei conta que temos pontos de vista diferentes. O que é normal, afinal, se todos pensassem iguais, onde iria a criatividade???

Quem nunca teve discussões com amigos, sobre seus pontos de vistas? Eu também já tive, tenho e continuarei tendo enquanto estiver vivo e consciente. Mas lembre-se, discussão e brigar, são coisas diferentes. Saber respeitar a opinião alheia e argumentar porque você pensa assim é uma coisa. Partir para o lado emotivo (para não dizer irracional e ofensivo) é outra.

Um exemplo é de um conhecido (porque não faz mais parte do meu círculo de amigo), que considera tudo o que possa ser ligado a cultura alemã, como coisa de caipira, gente inferior e sem estudo (detalhe, ele mora em uma cidade de colonização alemã). Concordo que deve ter sido irritante, crescer com todo mundo falando da cultura e tradição. Eu mesmo até hoje, não conheço todos os costumes e tradições que membros mais velhos da minha família praticam. Posso não ter muito contato com eles e raramente vejo a maioria, mas conheço o básico, assim como algumas palavras do idioma deles (sim, parte dos membros mais velhos, ainda conservam o idioma de origem, que é um dos idiomas quase extintos hoje em dia). Mas entre não gostar e partir para ofensa... existe uma distância enorme. E pessoas assim, para mim, caem muito no meu conceito e não faço questão de falar com este tipo de gente.

Assim como já discutir com outros amigos, principalmente sobre o verão de Blumenau. Eu sinceramente considero o verão de Blumenau suave, comparado com o inverno de Palmas. São duas cidades extremas, uma está no sul do Brasil e outra está no Norte do Brasil. E meus amigos de Blumenau, já se sentiram ofendidos por isso. Mas eu justifiquei, eu estou acostumado ao calor e para reclamar de calor, tem que estar quente. Muito quente. E o verão de Blumenau, não é nada diferente do verão de São Paulo (cidade onde nasci), com exceção que não venta. Mesmo alegando que a sensação térmica é de 40º C em Blumenau (mas o termômetro marca 36º C), não é nada diferente de São Paulo ou outras cidades. Se está com calor, procure se refrescar, beba água, ligue um ventilador, vai na sombra. Em qualquer lugar do mundo, se é verão e você fica no sol ou em um lugar fechado sem ventilação, a sensação térmica faz parecer que está muito mais quente. Assim como quando esfria um pouco, eu já morro de frio e para meus amigos do sul é como se a temperatura estivesse agradável (sim eu sinto frio facilmente, mesmo marcando 20º C, já começo a sentir frio). Mas como já disse a eles, cada pessoa é diferente, quem está acostumado com calor, não sofre tanto no verão, mas sofre no inverno, o que não incomoda tanto assim quem está acostumado com o frio. E com certeza, vou sofrer muito mais no inverno de Blumenau, do que no verão.

Outro exemplo, foi no Chile, que eu não entendia porque meus amigos não atravessavam a rua, se não tinha nenhum carro passando. Só depois fui entender que é costume esperar o farol de pedestre abrir, mesmo que não esteja passando carro. O que para mim é muito estranho, já que vivi em uma cidade que não podemos perder tempo e sempre estamos correndo. São costumes e opiniões diferentes. Mas depois da explicação, resolvi respeitar, mesmo não gostando.

São sensações e costumes diferentes. Para cada pessoa é diferente.

Voltando ao motivo deste tema, a conversa que tive com meu amigo, foi referente aos terrenos que estou procurando em Blumenau, para comprar e construir minha casa. Locais que para mim são perto, ele considera muito longe. Preços que eu considero extremamente barato pelo tamanho do terreno, ele acha caro. Quando falei isso para uma amiga que está comprando seu apartamento em São Paulo, ela ficou pasma de tão barato que é, comparado com o que ela está pagando. Mas este meu amigo, defendeu a opinião dele e argumentou de uma forma, que eu nunca tinha pensado e dei toda a razão para ele. O custo de vida são outros. Assim como os salários. O que para mim e minha amiga, é barato, para ele, sai muito caro. E pensando assim, me dei conta que a maioria dos meus amigos da região, não ganha nem metade do meu salário, isso quando não chegam a ganhar 1/3. O que em São Paulo, já é considerado mediano. Porque o custo de vida é mais alto. Gastar um litro de gasolina em São Paulo, só para ir de um local a outro, em Blumenau já é algo muito caro e um luxo se não tiver necessidade. Por isso, ele considera longe os locais que eu considero perto.
E isso, me fez dá um maior respeito ao salário mínimo do Brasil. O que em São Paulo, não tem como viver, com um salário de fome (como eu costumava chamar), em muitos outros locais do país, é muito dinheiro e o suficiente para se sustentar.




O que me lembra da teoria do copo com água. O copo está metade cheio ou metade vazio?

São pontos de vista que são diferentes para cada pessoa que olha. As pessoas, tem experiências de vida, diferentes, mesmos entre os gêmeos, nunca são totalmente iguais ou passaram pelas mesmas situações. Mas é fundamental saber respeitar e ouvir os argumentos e opiniões diferentes. Sempre podemos aprender algo.

Eu aprendi com meus amigos e passei a respeitar. E você?



P.S.: Aos amigos físicos e engenheiros de plantão, não venham com a idéia de medir a temperatura e dilatação do copo e da água e nem o volume do recipiente, para saber se ele está metade cheio ou metade vazio. Já bastava as piadas de cálculo e integrar para Deus a derivada de uma salada.

P.S.2.: Um pouco de piada para descontrair... mesmo sendo piada de engenharia. Desculpe se ofendi alguém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário