domingo, 20 de setembro de 2015

Minorias étnicas na europa

Anos atrás, quando fiz mochilão na Alemanha, tive oportunidade de conhecer duas neerlandesas. Eu cometi o mico de chamá-las de holandesas, como seriam chamadas no Brasil. Holanda é o nome de duas províncias do Reino dos Países Baixos (nome oficial do país que conhecemos como Holanda). E decobrir que elas eram frísias!?!?!?!?

Os frísios são um povo do norte da Holanda (eu sei que é Reino dos Países Baixos) que eu nunca tinha ouvido falar antes (mas relembrando a memória e pesquisando na internet, já tinha lido sobre eles antes). São um dos povos que colonizaram a Inglaterra. E realmente seu idioma tem algumas palavras que foram incorporadas ao inglês.

E curioso que sou, pesquisei sobre outros povos e seus idiomas. Alguns são bem conhecidos e lutam pela independência (como o escocês, o basco e o catalão). Outros, sinceramente nunca tinha ouvido falar.

Idiomas

Povos

Curioso ver quantos idiomas e povos diferentes vivem na Europa. Alguns bem, outro em clima de guerra. E essa divisão, explica muitos dos acontecimentos históricos e suas guerras. 

Economicamente, sei que a maioria destes idiomas é mais curiosidade, não tendo uma influência como o inglês, espanhol, francês, alemão ou russo, mas ainda assim, é parte da cultura de seus respectivo povo. Sua música, sua identidade, sua poesia e escrita. Mostra detalhes culturais que para olhos desatentos passam despercebidos (ok, confesso que em Barcelona, era fácil reconhecer um texto em catalão, já que não entendia nada do que estava escrito).

E essa diversidade não é apenas lá. Basta observar no Brasil onde a maioria da população (para não dizer 99%) falam português, temos diversas tribos indígenas (algumas sabendo português, outras sem nenhum contato com o homem branco), bem como comunidades de imigrantes que preservam seus idiomas (árabe, japonês, alemão e italiano são os mais conhecidos, mas temos comunidades dos idioma pomerano, okinawano também). Além de idiomas de origem africanas, utilizadas nas cerimônias religiosas de umbanda e candomblé. 

O motivo desta postagem? Apenas para atiçar a curiosidade (e relembrar o ano que fui conhecer as terras dos frísios). Afinal, cada povo, tem sua cultura e não é necessário ir longe para aprender sobre tradições e costumes diferentes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário