sábado, 10 de novembro de 2018

Sagrada

Sagrada é um jogo de dados, cuja temática são vitrais famosos (em geral de igreja). 


Conforme descrição da Ludopedia: 

Projeto de dados e uso de ferramentas de comércio para construir cuidadosamente sua obra-prima vitral. 
Cada jogador vai construir um vitral através da construção de uma grade de dados em seu tabuleiro de jogador. Cada tabuleiro tem algumas restrições sobre quais cores ou tonalidade (valor) do dado pode ser colocado lá. Dados da mesma tonalidade ou cores não pode ser colocado ao lado do outro. 
A pontuação é variável baseada na obtenção de vários padrões e variedades de colocação... bem como pontos de bônus para tons escuros de uma determinada cor do objetivo escondido. 
O maior artesão em pontos é o vencedor!

E no caso se basearam na Catedral da Sagrada Família de Barcelona. 
Mas você pode jogar usando como base outros vitrais famosos (a cartela usada no tabuleiro de cada jogador, tem o nome dos lugares onde se encontram estes vitrais).


Como a Catedral está sendo construída, resolvi mostrar fotos da maquete de quando ela estiver pronta (previsão para 2026, excelente motivo para voltar em Barcelona).


Gaudí pode ser considerado um gênio ou um louco, mas sua obra é fantástica e sem comparação, ele procurava seguir o exemplo da natureza e maximizar o máximo dos recursos naturais.

Com muitas curvas e sempre buscando usar luz natural, ele se tornou uma referência e um exemplo a ser seguido (e te confesso, as outras obras que visitei dele, são de tirar o fôlego).

Detalhe que Gaudí foi o segundo responsável pela catedral e alterou todo o projeto original, trabalhando nele por 40 anos (sendo seus últimos 15 de vida só neste projeto). 

Este vitral lembra um certo jogo? Sim e recomendo uma visita um pouco antes do pôr do Sol, para pegar estes efeitos. 

Quem visita o interior da Catedral, tem a impressão que está em uma floresta cheia de colunas e com um jogo de luz fantástico.

Por curiosidade, as obras da catedral são mantidas com doações e teve diversos momentos que tiveram que parar as obras por falta de dinheiro. Atualmente, além das doações, arrecadam dinheiro também com visitações da catedral e sua loja de souvenires (onde comprei a maquete).

Um comentário:


  1. Atenção!!!

    Você tem um mau crédito?
    Você precisa de dinheiro para pagar contas?
    Você precisa iniciar um novo negócio?
    Você tem um projeto inacabado devido a um financiamento ruim?
    Você precisa de dinheiro para investir em alguma área de especialização que lhe trará lucro? e você não sabe o que fazer.

    nós prestamos todos os tipos de empréstimos em bons serviços, entre em contato conosco via email: inforamzanloan@gmail.com
    obrigado

    ResponderExcluir