sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

FEMEN - Respeito às Mulheres

Bem, quem me conhece, sabem que eu adoro viajar. E para escolher um local, não basta escolher apenas porque tem belos pontos turísticos (basta lembrar a quantidade de turistas que cancelaram suas viagens ao Egito). Existe toda uma preparação e pesquisa prévia que deve ser feita (ou deveria). E entre as coisas que eu pesquiso, antes de viajar, além do óbvio (pontos turísticos, hotel, transporte e outras atrações), costumo acompanhar noticias sobre onde quero ir (está tendo muito protesto ou alta da violência e criminalidade???), economia (estão em crise econômica, a moeda está sendo valorizada, qual a principal fonte de renda do país?), cultura (acho que isso é o bom senso, afinal o que é normal em um país, pode ser uma ofensa em outro), para evitar problemas durante a minha estadia e saber como agir.

Agora vamos ao tema deste título. Estava pesquisando sobre nações da Europa e sair um pouco do que é padrão de todo turista e conhecer um pouco o leste europeu. E me assustei com alguns problemas que nações, como Bulgária, Polônia, Ucrânia, Belarus e a própria Rússia, tem tido e o modo como tem sido tratado as mulheres. Desde a queda do Socialismo, a economia de diversas cidades praticamente ruiu (não falo países, porque a Rússia continua forte e em crescimento, mas não chega a trazer benefício para toda a população), já que antes tinham garantia de trabalho e recebiam dinheiro do governo. Para pequenas cidades, vilas e mesmo muitas grandes cidades, ficou complicado consegui um emprego, ainda mais se não tiver estudo. E mesmo com estudo, já é complicado.

E surgiu o mesmo problema que já teve a Tailândia e outras nações como o Brasil. Muitas mulheres não tendo como conseguir se sustentar, passaram a aceitar propostas de emprego em outros países da Europa Ocidental. E chegando na nova nação com a promessa de emprego, tem seus passaportes confiscados pelo seu patrão e são prostituídas. Aqui no Brasil, quantas histórias, não escutamos de brasileiras que foram para Espanha e acabaram na mesma situação? Mas no caso da Europa Oriental, a situação ficou tão grave, que muitos turistas que vão para lá, acham que a prostituição é legalizada e passam a tratar as mulheres de forma que jamais tratariam em suas nações.
Dou destaque para um grupo da Ucrânia, que passou a defender os direitos das mulheres de forma diferente e com muitos protestos. O grupo Femen. www.femen.org/

FEMEN são um movimento social composto na sua maior parte por mulheres, (integram-no alguns homens também) e que tem chamado já em ocasiões anteriores chamado a atenção internacional por as activistas se manifestarem em topless contra a prostituição e contra o turismo sexual.
O movimento FEMEN foi fundado em 2008 por Hanna Hutsol (nascida em 1983) depois de ela ter ficado aturdida com as histórias de muitas mulheres ucranianas que têm sido atraídas para países estrangeiros com falsas promessas de trabalho, e que acabam por se tornarem vítimas do tráfico e escravatura sexual."Criei este movimento porque compreendi que havia falta de ativistas femininas na nossa sociedade. A Ucrânia é uma sociedade dominada pelos homens e na qual as mulheres têm um papel passivo".

A preocupação agora, é com a Eurocopa em 2012, na Polônia e na Ucrânia e nos torcedores, onde muitos podem acabar passando dos limites.


Mas não precisamos ir longe, em outro continente para lembrar que no Brasil tem o mesmo tipo de problema. Basta lembrar que nos últimos meses, crimes bárbaros contra mulheres absolutamente indefesas, abalaram os brasileiros, independentemente da cor, da condição social e do estudo que elas tinham. Ou já esqueceram de um certo goleiro que matou a mulher e mandou desossar o corpo dela e a carne dá para cachorros??? Uma advogada morta e fundada com seu automóvel em uma lagoa!!! Cabeleireira morta em seu salão pelo ex, com tiros a queima roupa e cheio de testemunhas!!! Crimes motivados por ciúmes, motivados para não pagar pensão ou apenas porque a mulher disse um não para o homem.

E isso, sem lembrar das mulheres, muitas meninas que são prostituídas em pontos turísticos do Brasil, como no Nordeste. Vale lembrar que o Brasil terá uma COPA 2014 e uma Olimpíada 2016. Se não começarmos a mudar o comportamento e a respeitar as mulheres, ainda teremos muitos problemas e abusos quando começarem a chegar os turistas e fãs dos esportes. É isso que queremos mostrar??? Esta será a imagem do nosso amado Brasil??? Até quando vamos continuar com este problema??? Se você conhece algum abuso, se você está vendo alguma mulher com problema, por causa de homem, denuncie. Ligue para a polícia, faça algo, não espere que esta mulher, amiga, vizinha ou seja quem for, seja apenas mais um corpo na mesa do necrotério.Afinal, quem não conhece alguns homens que agem como machão e não sabem tratar uma mulher. Eu tenho alguns conhecidos (porque sinceramente, amigo já deixou de ser faz tempo). Basta lembrar daquele tipo que só conta vantagem, fala mal das mulheres que não dão para ele (lembrei de um certo futuro arquiteto), acha que homem que é homem tem que ser machão e a mulher tem que ficar na cozinha e estar a sua disposição quando ele quiser.

Isso me lembra de uma amiga, me falando de um problema que ela teve com um advogado que contava vantagem e é machão. Dizendo que toda mulher dá e nenhuma presta.
A resposta dela foi a melhor de todas que eu já ouvi.

Advogado - Toda mulher dá, nenhuma presta e só fazem merda. Não é (nome da minha amiga)?

Minha Amiga - Tem toda razão Dr. Fulano, toda mulher dá, sua esposa dá, sua filha dá, sua netinha fica de olho que logo, logo vai está dando e sua mãe deu também e fez esta merda de homem que está aí na minha frente.

Dei muitas risadas, quando ela me contou sobre isso.

Lembre-se, mulheres e homens tem os mesmos direitos. Respeite e trate bem. Pois todos temos mulheres maravilhosas que fazem parte de nossas vidas. Elas também tem direito a vida e a tudo o que os homens também tem.


P.S.: Ainda pretendo conhecer a Europa Oriental, ou este ano, ou só depois de 2012, quando já tiver passado a Eurocopa.

Um comentário:

  1. Interesse um homem no Brasil interessar por isso.
    Parabéns, gostei de ver.
    Um abraço e um beijo!

    ResponderExcluir