terça-feira, 3 de março de 2015

Morar sozinho


Recentemente estive ajudando uma amiga em sua busca por um lugar para morar. Será uma nova experiência para ela, morar sozinha. Ela estava apavorada. 


Bem, ela está mudando de cidade e vai para muito longe. Morar em uma cidade sem nenhum parente ou amigo de infância perto (terá alguns de trabalho). Para quem nunca morou sozinha, terá que se virá na cozinha e manter a casa em ordem (faxina, lavar e passar roupa e outras coisas). Assim como cuidar das compras de mercado. 

Confesso que quando passei a morar sozinho, foi um caos (mas também foram situações diferentes). No meu caso, foi após o falecimento da minha mãe (já fazia muita coisa em casa quando ela ficava doente). E também fiquei quase seis meses evitando dormir em casa (e foi uma faxina daquelas para colocar tudo em dia).

Mas um comentário que ela fez, que me fez pensar muito, foi se eu já estou acostumado. Bem, se eu não fizer nada, tudo vai ficar no mesmo lugar aqui em casa. De um lado é bom, ninguém mexe nas minhas coisas. Posso pegar um tempo para mim, ler o que eu quero, sem ser incomodado. Fazer tudo o que quero, sem ninguém atrapalhando. O lado ruim, se eu não cozinhar não terá comida, o mesmo se eu não lavar e passar roupa. Tudo depende de mim. Muitas vezes ligo a TV só para ouvir algum barulho.  E confesso que as ocasiões em que hospedo amigos são sempre divertidas e mudam minha rotina. A conversa para saber como foi o dia, coisas novas e ajuda para deixar a casa em dia e dividir as despesas. Duas cabeças pensam melhor do que uma e problemas que para um é complicado, para dois ou mais é mais fácil de resolver. 

Ter o seu canto é bom. Mas ter companhia, também é. Qual a melhor, depende muito da situação e momento. E no momento, estou bem assim. Se no futuro mudar, só no futuro saberei.

Agora torcer para o sucesso e a nova fase de vida da minha amiga. E que será uma excelente experiência para ela.

2 comentários:

  1. Já imaginei morar sozinha e olha, sempre penso na parte ruim. E se aparecer uma barata, quem vai matá-la? rsrsrs

    Acho que a parte complicada é ter que fazer tudo sozinha. Tenho 22 anos e ainda peço para a minha mãe fazer a minha marmita....

    Até

    ResponderExcluir