sexta-feira, 3 de março de 2017

10 Curiosidades sobre a cerveja que você vai adorar saber


  • Apesar de hoje ser atribuída mais ao universo masculino, a cerveja foi inventada e inicialmente produzida apenas por mulheres. Só ao perceberem a rentabilidade da bebida, foi que os homens entraram em cena. 


  • A Lei da Pureza Alemã completou, no dia 23 de abril, 500 anos de existência. Ela diz que a boa cerveja contém apenas água, cevada, lúpulo e levedura na composição e é utilizada até hoje na fabricação de mais de 100 tipos de cerveja.

  • As três maiores escolas cervejeiras do mundo são a Alemã, Belga e a Inglesa, que continuam influenciando cervejarias do mundo inteiro.

  • A espuma da cerveja é responsável por manter o sabor característico do estilo, o amargor, a temperatura, assim como ajuda na liberação do aroma. Cervejas que não formam espuma podem estar com defeito de fabricação. Copos mal lavados ou com resíduo de detergente, gordura e até batom também podem atrapalhar a formação da espuma.

  • As cervejas artesanais exigem copos apropriados para cada estilo. É ele que ajuda a preservar o colarinho, assim como outras características próprias da bebida. A tulipa, também chamada de copo “Pilsener” serve a cerveja do tipo Pilsen. A caldereta é voltada para as cervejas escuras, como a do tipo Pale Ale. E o copo Weizen leva o mesmo nome do estilo que serve. São taças grandes e altas, para comportar toda a bebida da garrafa (500ml) e ainda deixar o espaço para a extensa espuma.

  • As garrafas de cerveja são, em sua maioria, marrons, porque ajudam a proteger o liquido dos raios ultravioletas, preservando o sabor e o aroma da bebida.

  • Elemento base da produção da cerveja e considerada a alma da bebida, o malte é um cereal germinado e ressecado, responsável pelos aromas, sabores e cores característicos. É também da função do malte fornecer açúcares e nutrientes. Estes açúcares serão utilizados pelas leveduras (fermento), principalmente, para a produção do álcool e do gás carbónico e demais reações derivadas da fermentação. 

  • A bebida alcoólica mais consumida no mundo também é saudável. De acordo com pesquisas realizadas pelas universidades de Harvard, nos Estados Unidos, e outras instituições espalhadas pela Europa, entre os benefícios estão a redução do risco de ataque cardíaco e pedra dos rins, aumento do bom colesterol, prevenção à osteoporose e diabetes, combate à insônia e ansiedade, melhoramento da circulação e digestão e redução do risco de Alzheimer.

  • O chope artesanal pode ser conservado em um recipiente chamado Growler, uma garrafa de vidro em formato de galão que é uma tradição consolidada nos Estados Unidos e vem ganhando força no mercado brasileiro. Consegue conservar a bebida por até 5 dias, sem alterar o sabor e o aroma. O growler surgiu por volta de 1800, nos Estados Unidos, para os que queriam transportar o chope em menor quantidade e para consumo próprio, visto que a bebida era comumente comercializada em barris.

  • Nem sempre a cerveja mais gelada é a melhor, existem temperaturas ideais para cada estilo, algumas chegando a serem consumidas, de forma ideal, em temperatura ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário