domingo, 19 de março de 2017

O que você precisa saber sobre o Dia de São Patrício



QUEM ERA SÃO PATRÍCIO?

De acordo com registros, St. Patrick’s nasceu na Grã-Bretanha e foi capturado e escravizado por piratas irlandeses. Patrício conseguiu se libertar e ingressou sua vida religiosa no mosteiro de Ésir, na França. Anos mais tarde, foi convidado para retornar à Irlanda como bispo para evangelização das pessoas.

O QUE SE COMEMORA NO DIA 17 DE MARÇO?
O Dia de São Patrício (“St. Patrick’s Day”, ou “Feast of Saint Patrick” em inglês) é uma celebração cultural e religiosa que acontece anualmente no dia 17 de março. Esta é considerada a data de morte de São Patrício (385–461 d.C.), o santo padroeiro da Irlanda, notório por converter os pagãos celtas ao Cristianismo utilizando o trevo – um dos símbolos da Irlanda –, como analogia à Santíssima Trindade.

PORQUE É CONSIDERADA HOJE UMA FESTA CERVEJEIRA?
A Cerveja passou a ser parte importante do St. Patrick's Day a partir dos anos 90, quando o governo irlandês aproveitou a data para aumentar a propaganda sobre o país e atrair mais turistas durante no mês de março. Antes disso, surpreendentemente, os pubs irlandeses tinham de fechar, por lei, todo dia 17 de março. Porém, como a Irlanda é um país com forte tradição cervejeira e a festa cai no meio do período de Quaresma (no qual a igreja proíbe o consumo de álcool), no Dia de São Patrício esta proibição passou a ser oficialmente suspensa.

E PORQUE CERVEJA VERDE?
Originalmente, a cor associada a São Patrício é a azul, não a verde. Porém, o verde passou a ser mais valorizado neste dia, em homenagem a paisagem característica da Irlanda. Também é uma referência ao trevo que acompanha São Patrício, que por ser verde e representar a boa sorte, acabou se tornando um símbolo do patriotismo católico do país. A tradição de se usar verde no dia de São Patrício começou com o simples ato de pregar à roupa um trevo semelhante ao que o santo carrega. Era um ato meramente religioso até, que, em 1798, foi utilizado pela sociedade reformista United Irishmen de forma política. Para conseguir apoio popular, eles saíram às ruas vestidos de verde no dia de São Patrício. Desde então, virou regra: todo dia 17 de março – feriado nacional – os irlandeses festejam São Patrício de verde. A cerveja verde já virou tradição: todos os anos, os pubs irlandeses adicionam uma dose de menta à bebida para esverdeá-la.

QUAIS OS ESTILOS IRLANDESES PARA BEBER NESSE DIA?
A Irlanda é um país com forte tradição cervejeira, e no dia de São Patrício, o mundo inteiro consome como tradição cervejas típicas irlandesas: Irish Red Ale e Dry Stout.

Nenhum comentário:

Postar um comentário