sexta-feira, 1 de maio de 2015

Fotografia - enquadramento

Muita gente acha que ter uma câmera ou mesmo um celular, pode fotografar. Ou quando sabe usar o ISO, balança de branco, obturador e/ou diafragma pode conseguir uma linda foto. É de certa forma com tudo isso, é possível uma excelente foto. Mas não adianta tudo isso se não tem o fundamental.
Enquadramento.

A razão do enquadramento ser algo fundamental? Nada mais é do que ponto de vista. o fotógrafo está ali para fotografar, é a visão dele que vai para a foto. Conforme sua posição e ângulo, uma foto pode ser algo mediano ou um excelente trabalho.



Esta foto poderia ter enquadrado só a moça e o cavalo. Poderia.
Poderia ser o pôr do Sol com o campo sem a moça e o cavalo. Também poderia. 
Poderia ser a primeira foto, que ficou linda, claro que pode. É a visão que o fotógrafo viu e registrou.
Mas minha favorita é esta que mostra todo o cenário da produção e os bastidores para uma foto linda. Porque poucos tem idéia do trabalho que é um ensaio fotográfico. E é com o olhar do fotógrafo, cuidando do enquadramento que uma foto que poderia ser de um jeito, se torna outra ou outra ou outra. E mesmo alguém sem noções técnicas ou com uma câmera simples, como um celular, se sabe fazer o enquadramento pode conseguir uma foto excelente.



Um comentário:

  1. Interessante esse post. Nunca presto atenção no enquadramento. Deve ser por isso que as minhas fotos não ficam tão boas assim. n_n''
    Se bem que meu último celular não focava automaticamente.. Vamos ver se eu consigo fazer algo com esse que tenho agora.

    Boa explicação.

    Até mais

    ResponderExcluir