terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Tolerância Zero: Perguntas Idiotas, Respostas Cretinas

Que saudades do Seu Saraiva.


O ator Francisco Milani interpretava o Seu Saraiva, um cara carrancudo, mau humorado e que bem ou mau também lembra um pouco o Dr. House. Mas no caso, ele odiava perguntas idiotas que algumas pessoas, mesmo com diploma de faculdade tal e não sei mais o que, costumam fazer, já que esquecem de usar o cérebro. E isso é mais comum do que parece.
Eu mesmo já presenciei amigos, assim como já escutei histórias de gente conhecida que de tempo em tempo, tem que lidar como o que podemos chamar de idiotas que não sabem pensar.
E não, não sou radical e intolerante, não é com todo mundo que fala besteira, que eu perco a paciência. Quando você vê que a pessoa é simples, que não teve estudo, sim, você é mais tolerante, mas gente que está na faculdade ou já fez faculdade e vira e mexe mantem aquele ar de que sabe tudo... não tem como perdoa. Ainda mais que nos dias de hoje, com o mercado de trabalho concorrido, deve-se pensar rápido. O mundo evolui e não vai ficar parado esperando que você pense algo que era para ontem. Sim... mundo cruel, mas é o mundo em que você vive.
Ou citando uma frase de um livro que eu li, "ou você aprende a nadar com os tubarões ou será devorado como um peixinho".
Detalhe que o livro era sobre o clã Nosferatu, sumplemento do jogo de RPG Vampiro: à Máscara, mas que mesmo com uma frase simples, no dia a dia, é a pura verdade. Afinal, quantas vezes por besteira sua, alguém não puxa o seu tapete e pega aquela promoção que podia ser sua. Ou aproveita uma idéia sua ? Mesmo na escola, faculdade ou roda de amigos, uma besteirinha que você fala e sempre tem alguém de língua mais afiada, que te zoa, quando não aproveita algo mais para frente (puxa mas o meu tcc ia ser sobre isso).
Mas puxando o tapete ou não, tem vez que não dá para aguentar alguém fazendo perguntas idiotas. E como eu disse antes, não é nem pessoa sem estudo. Na verdade ou é um bobo mesmo sem experiência de vida, ou um completo idiota que acha que está sempre certo.

Exemplos disso não falta.

Você está a trabalho por qual empresa ? (do tipo... a pessoa me conhece a anos, sabe que trabalho em uma boa empresa, amo o que eu faço e ganho bem para isso e não tem nem dois meses que me viu...);

Achei que você estava de férias ? (Pôr, nós fomos no barzinho beber não faz dois meses e te falei que estava de férias, acha que eu trabalho mês sim e mês não ???);


Quando estava procurando casa para alugar e fui beber no bar com os amigos, levei a câmera para tirar foto COM OS AMIGOS. E adivinha... uau, deixa eu ver as fotos das casas ? (do tipo... trabalhei na área de engenharia civil por 7 anos, fiscalização, projetos, orçamento, acompanhamento de obra e estou a dois anos trabalhando com operações imobiliárias, com avaliações, laudos e documentos... eu ainda tenho que fazer um relatório fotográfico das casas que estou visitando para alugar, como se eu não soube-se o que tem que ver dentro de uma casa e nas vizinhanças... ok se quer ajudar, obrigado, mas a pessoa não sabia nada sobre casa e nem o que recomendar);


Uau, quem é o dono deste carro ? É cliente sua ?
Sim, é cliente minha.
O que será que ela fez para ganhar este carro ?
...saindo do vestiário a dona do carro...
Eu trabalhei e comprei este carro, quem é este idiota ?
Eu sou o ilustríssimo Dr. Fulano de Tal.
Ilustríssimo Dr. para suas negas, não te dei liberdade para falar besteiras comigo.
(detalhes... os dois são advogados);


(esta é uma das que eu mais dei risada, copiado e devidamente autorizado do blog http://eueeumesmapontocom.blogspot.com/2011/01/um-buscopan-por-favor.html )
Atravessa a rua, entra quase correndo na farmácia com cara de dor e pede: um Buscopan, por favor. O moço da farmácia pergunta: é só isso mesmo?
Por um instante ela fecha os olhos: Não, também quero três abraços, um carinho no cabelo, um beijo lento talvez, 5 minutos de colo, um passeio em algum lugar tranqüilo e um pote de sorvete de chocolate. Ela abre os olhos e responde: é, é só isso mesmo.
Mas que a vontade foi de falar outras coisas, eu não tenho dúvidas;


O que você está fazendo no MSN ? (Juro que pensei em falar algo, já que a pessoa estava do meu lado e via o que eu estava fazendo... espera, pode ter sido cegueira momentânea... deve ter isso em algum livro de medicina);


8 da manhã de domingo... alguém batendo em sua porta...
Viemos pregar a palavra de Deus, o senhor tem um minuto ? (juro que já cansei de dizer que aqui não mora nenhum cristão... nas minhas fases mais comportadas, mas algumas não foram assim tão comportadas e devo queimar muito no inferno por isso);


voltando de um funeral...
Amanhã é meu aniversário vamos no parque de diversões ? (eu não estava em condições de pensar, porque se estive em boas condições juro que teria dado uma resposta nada agradável para isso. Tenho que agradecer minha amiga por ter me tirado de perto de algumas pessoas, mas agradecer mesmo, porque eu estava tão mau, que só no dia seguinte que fui me dá conta de que estava em uma casa de praia em uma cidade que não fazia idéia de qual era? E ela me explicou o que tinha acontecido).


Bem ou mal... custa as pessoas pensarem antes de falar? Pensar um pouquinho para ver que não é o momento adequado de falar algo, ou que a pessoa sabe a resposta do que quer perguntar. Basta pensar, pensar um pouco e usar o bom senso. Porque perguntar coisas idiotas que a pessoa sabe a resposta... não tem como ser paciente. Preguiça de pensar... ou se a pessoa não sabe como manter uma conversa... vá ler livros, jornais, vê notícias, tenha ao menos assunto para conversar e saber o que falar para não ficar nestas perguntas idiotas.

Porque minha tolerância é zero.

E para matar saudades do seu Saraiva...

http://www.youtube.com/watch?v=CcLBEuwHwWw

http://www.youtube.com/watch?v=oMkJRSHNHbo




P.S.: Próximo post... com grande chances de ser sobre Hetalia.


2 comentários:

  1. esqueceu das pessoas com experiência de vida, mas que não usam pra nada. Se acham superiores com suas vivências, mas fazem coisas que nem criança pequena faz.

    ResponderExcluir
  2. vc só errou onde postar, acho que daria mais para sonhos que viram pesadelos ou amigos, amigos, negócios aparte.
    Mas sabe que pode render um post o q disse.

    ResponderExcluir