terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Festa Pomerana


Todo começo de ano, na cidade catarinense de Pomerode, é realizado a famosa Festa Pomerana.

Bem, vamos um pouco de história:

Na história, há duas versões para o surgimento do nome Pomerode. Em alguns livros consta que deriva de Pommeroda, designação de um Ribeirão formado pelos Ribeirões Rauchmann e Ribeirão do Saco (Pomerode Fundos) afluente do Rio do Testo, próximo ao centro da cidade.

Em outras obras, se registra que o nome está relacionado à origem dos fundadores, imigrantes vindos da Pomerânia (Pommern), norte da Alemanha. Literalmente, é a junção do radical Pommern e do verbo rodern, verbo alemão que significa tirar os tocos, tornar a terra apta para o cultivo. De fato, os primeiros imigrantes que chegaram ao Brasil e ao Estado se dedicaram ao trabalho na terra e à agricultura familiar.

Os imigrantes que quisessem chegar até os seus lotes coloniais deveriam seguir a estrada de chão batido, partindo da sede da colônia Blumenau e alcançar a localidade de Salto Weissbach. Lá, atravessavam a balsa em direção ao Badenfurt e ao Rio do Testo. Em seguida rumavam a pé ou em carroças pela estrada de chão batido à margem esquerda do rio, denominada Rua dos Atiradores e conhecida como Kleineseite.

Por muitos anos essa rua foi o importante elo entre Blumenau e o Vale do Rio do Testo. A realidade mudou a partir de 1915, pois o governo municipal de Blumenau edificou a ponte coberta no centro de Pomerode (atual Rua Paulo Zimmermann), onde se observou o desenvolvimento das ruas centrais do município.


Agora, voltamos a festa, já que esta é a festa mais alemã de todo o Brasil. A Oktoberfest, pode ser a maior festa da cerveja e não tem comparação com nenhuma outra festa do tipo no Brasil... mas a Festa Pomerana, podemos considerar como uma mini oktober, mas mais voltadas para a tradição alemã, relembrando os tempos da colonização da cidade, danças, músicas e com competições típicas:
  • Fischerstechen (Fisgar o pescador)
  • Holzhacker (Lenhador)
  • Schneidermueller (Serrador)
  • Chope em metro
Basicamente, se você quer curtir a festa, sem os problemas de bêbados e nem a lotação que acontece na oktober, podendo andar o evento todo e curtir cada momento (tem coisa melhor do que não pegar fila, para comprar seu chopp geladinho ou participar das atrações sem ter que esperar muito ?), recomendo a Festa Pomerana.


Posso garantir que para os que foram a primeira vez, já falaram que voltam no ano seguinte. E para quem já conhece, então, 2012... já podem contar com a minha presença novamente.

uhuuuu


Abaixo link do site oficial da Festa Pomerana.

http://www.vemprapomerode.com.br/festa-pomerana

Vídeo de encerramento




3 comentários:

  1. quelegal *--* quem sabe em 2012 vou tbm ^^

    ResponderExcluir
  2. vendo o video, nem sabia que tinha tanta festa no ano lá uhahuh XD festival do inverno deve ser show !!

    ResponderExcluir
  3. oie!
    realmente a festa foi muito divertida!!! =]
    adorei!!

    ResponderExcluir