domingo, 9 de janeiro de 2011

Quando sonhos viram pesadelos




Outro dia, conversando com um amigo, fiquei sabendo que ele quer comprar um carro. Uau, é um bom sonho. Um carro ajuda muito para sair de noite, trazer as compras do mercado, passear, visitar os amigos e não ter que depender mais do transporte público e nem de carona dos amigos. Realmente até eu sinto falta de comprar um carro.



Mas é um sonho que ainda não vou realizar porque não é meu objetivo imediato. Tenho coisas mais importantes para fazer antes.
E são poucas as coisas tão gratificantes, quanto realizar seus sonhos. Mesmo sonhos de consumo, ou apenas algo pessoal. É algo seu e que você luta para realizar. Então sempre é gratificante.
E digamos... eu não iria me incomodar de um sonho como a moça ao lado.


Mas voltando ao assunto do meu amigo, conversa vai, conversa vem e perguntei da faculdade. Ele largou a faculdade porque não gostava do curso e estava caro. E não pensa em voltar tão cedo.
...
...
...
Ok, uma coisa é realizar um sonho. Comprar um carro, ou seja lá o que for. Dou todo o meu apoio. Outra é largar a faculdade por problemas que não vem ao caso. E nem procurar um curso que goste. E agora pensa em comprar um carro. Nada contra em larga a faculdade... a vida é de cada um, mas se já teve problema com a faculdade... o que dizer então de um carro que é um custo a vida toda, enquanto tiver o carro.
Carro, como diz um amigo meu, é uma família. Não é só o carro, você tem gasto com combustível (afinal ele não vai andar sozinho e você não comprou para deixar na garagem), manutenção (usando ou não, o tempo passa e as peças se desgastam), acessórios que você vai querer comprar para ele (quanta gente que eu conheço que não tem onde cair morto, mas o som do carro é mais importante que o pão nosso de cada dia ?), multas (inevitável), IPVA (claro, só se paga uma vez por ano, mas minha plantação de dinheiro ainda não deu fruto e este dinheiro já me fez falta em um ano) e claro, seguro (que muita gente não faz, mas quando roubam o carro ou tem uma batida, vão lembrar dele). Sim... é uma família. Vale a pena, vale. Mas se você tem como ter esta família. Senão, aí sim, vira um pesadelo digno do nosso amigo aí em baixo.


Lembrei de um colega do trabalho, que estava todo feliz porque comprou um carro. Não deu um mês, roubaram o carro e ele ficou mais 5 anos pagando o bendito, porque ele não tinha condição de fazer o seguro. Mas para ele, ter o carro era mais importante, mesmo sem ter condição de manter o carro (roubaram o carro da garagem da casa dele... e ele só usava o carro nos fins de semana e de noite, porque não queria gastar com estacionamento e nem pegar trânsito para ir trabalhar com ele).

E estou vendo que este outro amigo, está realizando o mesmo erro. Ok... carro é bom. Mas se não tem como manter um carro, então compre algo mais simples, como uma mobilete, se quer independência para sair.

Realizar sonhos, sempre é bom, mas para isso, você deve pensar em como realiza-lo e não trocar as mãos pelos pés. Um exemplo que lembro bem, é de um amigo do tempo da escola de engenharia que brigava com a namorada (atual esposa), porque ela queria que ele troca-se de carro todo ano, como faziam os namorados das amigas dela. E ele não via motivo de trocar, mesmo sendo um carro um pouquinho velho, já que ele estava economizando para compra a casa. E só depois de tudo certo com a casa, foi pedi-la em casamento e estão juntos até hoje.

Um sonho realizado. Sim. Podia ter trocado o carro. Podia. Ele tinha como manter, mas deu prioridade para outro sonho, procurou ser mais sensato e fazendo aos poucos até a hora que viu que podia realizar e realmente manter este sonho. Tanto que hoje ele tem a casa e um carro (sim ele já trocou o carro, o carro velho ele vendeu para comprar a primeira casa).

Então antes de realizar um sonho, pense em como realizar e como manter este sonho. E siga em frente lutando por seus sonhos.

3 comentários:

  1. Eu concordo. É preciso saber escolher bem o que fazer e em que ordem fazer, porque não é fácil de conseguir realizar sonhos hoje em dia e as coisas estão cada vez mais difíceis (leia-se "caras") de obter.

    Eu mesmo gostaria de ter um carro, e pensava em comprar um há uns 3 anos atrás, mas hoje vejo que não é obrigatório.

    Já me falaram que um carro é como um filho, ou como você disse, uma família, e é verdade. Com o dinheiro que eu gastaria sustentando um carro agora, eu prefiro guardá-lo pra realizar outros sonhos que são mais importantes. Além do que, eu posso andar de ônibus por mais tempo sem problemas.

    ResponderExcluir
  2. Ooolha, eu nem sabia que vc tinha blog ^^
    E as coisas são dificeis mesmo, largar a faculdade e não fazer nenhuma outra eh foda x_x
    Ja eh dificil com ela, imagina sem xD
    Quanto a comprar um carro, eu acabei de comprar uma BICICLETA ushuHAUHSUAHSU /pobre.

    ResponderExcluir
  3. Nunca sonhei em comprar um carro, pois eu tenho medo de dirigir :(

    larguei a facul pelp curso ser chato, mas esse ano vou voltar, por necessidades da vida obrigar a a estudar ;o

    ResponderExcluir