domingo, 29 de julho de 2018

Twilight Struggle

Um jogo que quando vi, achei a arte muito feia (detalhe que o jogo é de 2005 e conheci o jogo em 2016). Apesar de ser um tema interessante (guerra fria), o fato dele ser feio e somente para 2 jogadores não me chamou tanta atenção.

Após um tempo, tanta gente falando bem do jogo e olhando no site do bgg (BoardGameGeek), mesmo após mais de 10 anos, o jogo estava no TOP 5!!! Acabei de conferir e ainda é o TOP 5.

E me arrependo muito de não ter comprado este jogo antes!





No jogo, você será uma das duas superpotências EUA ou URSS.
Twilight Struggle herda seus sistemas fundamentais das clássicas campanhas por cartas dos jogos We the People e Hannibal: Rome vs Carthage. O mapa do jogo é um mapa do mundo no período, os jogadores movem unidades e exercem sua influência na tentativa de ganhar aliados e controle para sua superpotência. Tal como acontece com outros jogos de campanha de cartas da GMT, as tomadas de decisões são um desafio.

Cartas de Evento de Twilight Struggle adicionam detalhes e sabor ao jogo. Eles cobrem uma vasta gama de acontecimentos históricos, a partir dos conflitos entre árabes e israelenses de 1948 e 1967, o Vietnã e o movimento pela paz dos EUA, para a Crise dos Mísseis de Cuba e de outros incidentes desse tipo que levaram o mundo à beira da aniquilação nuclear. Subsistemas de capturar prestígio com a corrida espacial, bem como as tensões nucleares, com a possibilidade do jogo de acabar com a guerra nuclear.
Vence o jogo quem fizer 20 pontos... mas este é um detalhe muito importante, já que a pontuação é um cabo de guerra. Cada ponto que você faz, serão pontos que seu adversário terá que fazer a mais!!!
Existe quatro tipos de cartas e três baralhos. Começo da Guerra, Meio da Guerra e Fim da Guerra. 

As cartas mais comuns são de uso normal para ambos, as cartas norte-americanas e as soviéticas. Destes três tipos de carta, cada uma tem 2 informações básicas. Pontos para uso em operações militares (e aumentar sua influência em outras nações, bem como golpes de estados e realinhamento forçado) e textos (acontecimentos do período que pode ajudar um dos lados). Quando as cartas são de sua nação ou comum para ambos, você escolhe usar os pontos ou o texto. Mas quando são cartas da nação inimiga, você só pode usar os pontos (o texto automaticamente acontece). E isso exige um bom jogo de cintura para saber quando permitir um bônus ao seu adversário.

Claro, tem a possibilidade de jogar uma carta adversária na corrida espacial (evitando que o texto aconteça). 

E tem as cartas de pontuação, dependendo de como está seu controle em algumas regiões, te dará pontos muito importantes para vencer o jogo.

Observação, muito importante, que alguns textos quando acontecem, após seu efeito, ela sai do jogo. E outras precisam que algumas cartas sejam jogadas antes, para poderem ser usadas.

Fontes: Ludopedia, BGG

P.S.: Tem a trilha do DEFCON, que conforme algumas condições do jogo, a ameaça de uma guerra nuclear aumenta e quem provocar isso, perde o jogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário