sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Livro - O Despertar do Guardião

Livro escrito pela minha amiga Dáfne Freitas, que utilizou como ambientação seu cenário dos jogos de RPG. Com uma pequena resenha, (que consta na verso do livro) já temos uma base da história:
No pequeno planeta Gondorle o Capitão da Guarda Real, Héricles Adalberon, se vê diante de um dilema: manter-se ao lado do Rei e tentar proteger o reino, ou sacrificar sua carreira e manter a Princesa a salvo? Salvar o reino pareceria o mais óbvio, mas sua intuição lhe dizia o contrário. Teria que se aliar ao inimigo do reino nessa empreitada sem cabimento, e torcer para que seus propósitos fossem compreendidos.
A história inicia-se com uma decisão difícil, que reúne pela primeira vez os personagens de uma trama muito maior. Enquanto aprendem a trabalhar juntos e confiar uns nos outros, estreitam-se os laços entre eles. E quando uma força estranha desperta, num incêndio monstruoso, eles descobrem que há muito mais em jogo do que apenas a busca pela salvação do reino.
Uma narrativa envolvente e um enredo cheio de fantasia e mistérios. O Despertar do Guardião é apenas o início de uma aventura que desvendará os mistérios ao redor da Lenda de AVA, a Grande Legião Branca. 
Como nunca joguei com ela, para mim seria um cenário novo. Mas confesso que esta resenha, me desanimou um pouco, pois já sabia o que iria acontecer. 

--------Alerta de SPOILER ------
Se você continuar a leitura, corre risco de ler algum spoiler do livro.


Em contrapartida, estava curioso para conhecer o cenário em que seria desenvolvido a história. Informações e detalhes que eu acabaria comparando com os clássicos RPGs que já conheço, bem como com outros mundos fantásticos da literatura. E tive muitas surpresas durante a leitura. Pequenos detalhes que eu adorei e mostra o cuidado que a escritora teve.

No começo achei que seria um cenário medieval clássico, em que os personagens principais seriam elfos. E vi que existe alta tecnologia, com viagens espaciais, outros planetas e diversas raças. O que me lembrou um pouco Shadowrun mas com bem mais tecnologia espacial. Um STAR TREK ou STAR WARS?? Com direito a uma federação ou União de planetas e diversas raças alienígenas. Ainda não sei, estou aguardando os próximos livros, para uma melhor definição. Mas com isso, fiquei na dúvida, se os personagens são humanos ou uma variação da raça humana? 

Ainda assim, o cenário possui muitas características próprias e percebi que a contagem de anos é algo diferente, já que cada planeta dá a volta em uma estrela (ou Sol) em um tempo diferente (o que seria 10 anos, pode muito bem ser 10 meses do ponto de vista do planeta Terra). Se foi proposital ou pensando pela escritora, ela não disse.

A história e desenvolvimento dos personagens, foi outra aspecto bem trabalhado. Não só para cativar o leitor, mas quem conhece a escritora, sabe que muitos personagens, foram inspirados em amigos e parentes dela. Uma bela homenagem e uma linha base de personalidade que poderia ser seguida (confesso que não conheço nem metade dos homenageados, mas os poucos que conheço foi divertido imaginar a pessoa naquela situação).

Mas nem tudo são flores. Os três primeiros capítulos foram os mais previsíveis, tendo a impressão que já sabia o que ia acontecer e o desenrolar dos fatos. Já no capítulo, 4 em diante, foram raros os momentos em que tinha idéia do que ia acontecer, tendo algumas reviravoltas condizentes com a história além de excelentes surpresas e ação do início ao fim. 

Mesmo tendo algumas dicas sutis durante todo a história, sobre o que acontecerá nos próximos livros, senti que só próximo do fim, deram mais destaque, como a parte da religião/mitologia.

No geral, é um livro que recomendo e estou ansioso para ler os próximos volumes.

2 comentários:

  1. Olá!!

    Interessante o livro. Fiquei um pouco interessada quando li a sinopse e por causa do marcador que você me deu!! rsrsrsrs

    Bem, como primeiro livro, parece-me que foi uma boa "introdução" não? rsrsrsrsrs

    Até mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, seria interessante outra grande leitora como vc ler :D Recomendo :D

      Excluir