terça-feira, 14 de abril de 2015

Tipos de tampas para vinhos

Estes dias, fui abrir uma nova garrafa de vinho. Eu tinha comprado alguns anos atrás (2011). Olhando o rótulo, vi que foi engarrafado em 2004. UAU, um vinho já com 11 anos e bem preservado. Sem contar que seu gosto continua fantástico, provando a qualidade que poucos vinhos tem como o os Vinhos do Porto. Como diz o ditado sobre bons vinhos:
Quanto mais velho, melhor ficam. 
Mas nem todos são assim. 

O vinho é uma bebida que oxida em contato com o ar. Ao entrar em contato com o ar, o vinho aos poucos vai mudando de cor e gosto, lembrando vinagre. As garrafas com tampas de cortiça, são mantidas deitadas, para evitar o contato com o ar. A cortiça, estando úmida (em contato com o vinho) expande e impede a entrada do ar. No entanto as garrafas com outros tipos de tampa, podem ser mantidas em pé, já que sua vedação é diferente.


Por isso raramente compro vinho em mercado. Geralmente eles deixam o vinho em pé nas prateleiras (além de que a iluminação também afeta o vinho, afinal, adegas são sempre escuras para preservar o vinho). Quando se quer um bom vinho, procure em lojas especializadas (ou nas próprias vinícolas) e veja o tipo de tampa usada para saber como guarda-lo.

2 comentários:

  1. Olá!!

    Taí uma coisa que eu não sabia sobre vinhos. Aqui em casa compra-se vinho sim, mas geralmente em Adega. Infelizmente, não há nenhum cuidado na hora de guardá-lo. Ou seja, é bem provável que as pessoas que o tomam não consigam tirar 100% dele. n_n

    Até mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sempre vejo o tipo da tampa, para ter idéia se pode deita-lo ou não.

      Excluir