quarta-feira, 17 de julho de 2013

Liberdade Religiosa

Acompanhando as notícias dos últimos meses, vi que os políticos evangélicos tem demonstrado um fanatismo religioso preocupante. Respeito que eles representam uma parte da população. Mas o fato deles demonstrarem pré-conceito e intolerância com quem não segue os ideais deles é extremamente preocupante. Só falta eles pegarem em armas para lembrar os Talebans e grupos terroristas que usam religião como desculpa. 
Isso me lembra de um texto que li uma vez. Quando a religião dominou o mundo, a época foi conhecida como Idade das Trevas. E vejo atos descabidos e fanáticos destes políticos que querem "curar gay", como opção sexual fosse doença?? Fora pronunciamentos dizendo que mulher não devia trabalhar, videogame incentiva a violência e divide família e que mesmo que a mulher sofra estupro, ela deve continuar com a gravidez e ter a criança!!! O pior foi ouvir do presidente do comitê de direitos humanos e minorias dizer que todo africano é amaldiçoado!!! Alguém que devia defender os outros é um racista de marcar maior. 

Nada contra religião, mas na minha opinião, se a religião faz bem para você, fico feliz por você. Mas você querer obrigar os outros a seguirem sua religião e não aceitar o ponto de vista, decisão ou religião dos outros, sinceramente você é pré-conceituoso e devia ir para a prisão. 

Tenho amigos que mudaram para melhor seguindo alguma religião. Como largar a bebida, o cigarro e outros vícios mais nocivos. E isso agradeço pela religião ter-los ajudado. Mas ao menos eles sabem o limite da fé e o respeito que se deve ter para quem não é como eles. E amigos das mais diversas religiões não faltam, tendo já conhecido, cristãos, protestantes, evangélicos, umbandistas, mulçumanos, judeus e budistas. E Ateus também conheço (como diz a piada "Sou Ateu, graças a deus").

Vi esta foto um tempo atrás no Facebook, em uma página de umbanda. Confesso que adorei a foto. Liberdade religiosa é fundamental para uma nação laica, como diz a constituição do Brasil. 

Respeito é bom e conserva os dentes (e não queremos uma guerra religiosa em nosso país). 

P.S.: Torcendo para que seja proibido fanáticos religiosos no governo e pela liberação do aborto. 

3 comentários:

  1. Pedrão, concordo contigo. Como você bem deve saber, passei os últimos 8 ou 9 para "igreja" ou para "cristo" (ambos entre muitas aspas) e já vi bastante coisa (tanto coisas boas e bastante altruístas quanto as mais constrangedoras e revoltantes). E com o passar dos anos, apenas me frustrei com tanta merda (desde ganância, hipocrisia e por aí vai)... Tipo, tem muita gente boa lá, não vou generalizar e "cuspir no prato que comi", mas infelizmente essas pessoas boas acabam virando massa de manobra dos sujeitos mais escrotos deste país. É impossível não ver o aumento da força política que a bancada evangélica tem conseguido por todos estes anos e como as igrejas tem se articulado mais e mais para aumentar o seu poder de influência aonde este poder não deveria existir (pelo menos é o que sempre achei, embora na igreja sempre fosse coagido a agir de forma contrária por causa da "vigilância do espírito santo e sua punição", saca? "Deus de amor" que te aponta o dedo sujo te condenando quando a gente tenta ser um pouco critico). Quando se levantava algum podre de algum líder de igreja ou conseguiam algum progresso tanto quanto a leis e direitos ou avanços científicos que não estavam de acordo com a igreja (não só evangélicos, católicos também se incluem aqui), não se demoravam em dizer: "É um levante de Satanás!", "o Inimigo está perseguindo os escolhidos de Deus!" e daí pra pior. Mas em contrapartida, não titubeavam em "enxergar" demônios (ou uma legião inteira deles) em qualquer um que fosse que não compartilhasse da mesma fé ou orientação sexual.
    Cara, perdi anos da minha vida numa instituição hipócrita que dissemina preconceito usando a palavra amor, que é gerida como uma empresa e que lucra tirando proveito da boa fé de pessoas boas que muitas vezes só estão na igreja porque estão fragilizadas, com uma situação muitas vezes extremamente delicada e que precisam de uma mão amiga. Hoje, me arrependo demais, demais mesmo. Tomara que aos poucos eu consiga me levantar, por que o estrago (no meu caso, foi grande) e tão logo então, correr atrás do prejuízo.

    Desculpa o texto gigante, Pedrão. Eu poderia apenas escrever "assino embaixo de tudo que você escreveu aí no post", mas acho que acabei me "desengasgando" de muita coisa aqui. Coisa que não poderia fazer por exemplo no Facebook, pois sei que seria bastante problemático (quando muitos dos meus familiares ainda são evangélicos). É foda...

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Te compreendo velho amigo. Quando precisar de ajuda, lembre-se que pode contar com os amigos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Pedrão e desculpa pelo desabafo. De qualquer forma, ainda que as coisas ainda estejam um pouco complicadas e esteja ainda um pouco frustrado e confuso, ainda tenho bastante "hit-point" pra apanhar mais. "大丈夫!"~( ^^)b

      Abraços!

      Excluir