quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Perdão de Natal ! ?

Falei muito nos últimos post e sempre coisa mais leve e engraçadinha, mas hoje, pensei, pq não falar de Perdão de Natal. Ok, fico devendo falar dos meus cosplays, chocolates e RPG (sim, vou falar dele tb, futuramente).

Natal, época festiva, todo mundo alegre, com paz no espírito e fazendo boas ações.
Perdoando os pecados e dando presentes para os outros.
Até aí tudo bem, mas perdoar é algo que muito, mas muito raramente eu faço. Como diz o ditado, a vingança é como vinho. Quando mais velho fica, melhor é o vinho. Mas se demorar demais, vira vinagre.

Bem, de certa forma, eu não tenho motivo nenhum para perdoar alguém que tenha me magoado, pisado, prejudicado ou feito algo para ganhar a minha ira. Com o tempo posso esquecer e virar vinagre.
Sim com certeza. Mas não é assim tão fácil. No banco, trabalhamos com o conceito de que vc faz uma coisa boa para uma pessoa e ela irá falar sobre isso para 5 pessoas. Faça uma coisa ruim e ela falará para 50 pessoas. É muito mais fácil vc lembrar das coisas ruins do que das coisas boas, pq vc vai guardando e acumulando a raiva e se vc não fala na hora ou não descarrega na pessoa, isso vai minando a confiança/amizade/amor q vc tenha pela pessoa. E uma hora vc explode, mesmo que seja em outra pessoa que não tinha nada há ver com isso.
E isso eu me conheço, não sou falso a ponto de sorrir para quem eu não gosto. Fez algo, ganhou motivo para eu não ir com a sua cara, com toda a certeza, não será no natal que vou sorrir e perdoar.

Este ano mesmo, me desentendi com um cara que eu considerava. Sabia que ele era mau humorado e que não gosta de nada que possa parecer uma tradição. Engraçado que ele faz arquitetura e algo que sempre gostei, foi o estilo arquitetônico clássico de décadas e séculos atrás, principalmente européia. Bem, não é o caso agora, mas eu ia em festas típicas e o convidava (afinal, estou na cidade de um amigo, pq não vou convidá-lo ? Ao menos dizer que estou na cidade para ir na festa). Mas para alguém vir e causar todo um bafafá, dizendo que as pessoas tradicionalista ou que seguem algumas tradições (sim era uma festa típica alemã, mas podia ser italiana, japonesa ou o q for) são um bando de (me recuso a usar as mesmas palavras) e pior ainda para quem vem de longe apenas para ir em uma festa desta. Por mais que tinhamos divergências, ainda nos entendiamos e temos muitos gostos em comuns. Mas pelas palavras usadas, ainda mais que ele esqueceu que são as pessoas da cidade dele e isso inclui a família dele. Não, tem coisas que não se perdoa. E depois ainda ter a cara de pau de dizer que era uma brincadeirinha se ofender por eu dizer algumas verdade e ainda exigir que eu peça desculpas ...

Melhor mudar de assunto ou vou acabar falando mal dele.
Mas serviu de exemplo de algo que se desgastou e hoje nem nos falamos. Mas que eu jamais perdoaria mesmo sendo natal.

Posso até não me vingar e virar vinagre, mas não existe mais a confiança e nem o respeito que um dia teve. E não será agora no Natal que vou sorrir e ser bonzinho com algumas pessoas. Aqui se faz, aqui se paga. Mesmo os meus erros, eu pago (e feio, alguns até me arrependo do que fiz, mas pago as consequências de meus atos). Outros a pessoa pode até não se tocar pq não perdoo (como uma certa prima que já deixou minha mãe passar fome... ela sabe que não é bem vinda em minha casa), mas perdão, isso eu não concedo.

Aos outros, amigos, conhecidos e pessoa que vou conhecer, Feliz Natal (ok estamos longe e ainda teremos outros post), pq afinal, ainda temos muito pela frente. E temos uma das principais festas do ano, para se divertir e comemorar.

Então até a próxima.

P.S.: Detalhes a parte, lembrei de alguém que me convidou para ir em um parque de diversões, comemorar o aniversário, logo depois que eu voltei de um enterro. É tem coisas que não se perdoa ou eu sou uma pessoa muito ruim mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário