domingo, 12 de novembro de 2017

Câmara Hiperbárica


Câmara Hiperbárica ou Oxigenoterapia Hiperbárica é um tratamento realizado para casos de amputações, queimadura e ferimentos graves (calma, estou vivo). 



Consiste basicamente do paciente entrar em uma câmara (bem ao estilo filmes de ficção científica), onde será submetido a uma pressão atmosférica mais alta (no meu caso, 2,5 em relação a pressão atmosférica) e um ar de 100% de oxigênio. Sobre estas condições, a câmara acelera o seu metabolismo bombeando mais oxigênio para o seu sangue e forçando uma recuperação e regeneração acelerada de lesões. Os resultados são fantásticos.

Apesar do ambiente claustrofóbico, tem uma TV na parede conectada em cada câmara (no meu caso sem óculos, escuto mais do que vejo, já que não posso usar óculos dentro da câmara). Em caso de necessidade, posso acenar para um enfermeiro que fala comigo no microfone. 

As desvantagens que senti, além da claustrofobia, são algumas condições para usar a câmara. Não se pode entrar na câmara usando nada que não seja 100% algodão. Se precisa ir no banheiro, vá antes de entrar na câmara, pois você poderá ficar de 1h30 a 2h lá dentro sem opção de sair. Sempre é bom comer e beber algo antes de entrar e esteja ciente que ao sair, provavelmente você estará morto de fome (afinal acelera seu metabolismo). E no meu caso (não sei quanto aos outros pacientes), os 15 primeiros minutos são um inferno de dor de cabeça, quando vai aumentando a pressão dentro da câmara. E sessões diárias (incluindo sábado e feriados, só tendo folga domingo). Horários também são ruins. Você pode ter sorte e marcar os horários que você quer, mas nem sempre tem disponível e terá dias que você terá sessão de tarde, outras de manhã e outras muito cedo ou à noite. 

Minha avaliação geral, considero um dos melhores tratamentos que já fiz, aliviou muito a dor na minha perna e depois de quase 12 sessões, minha ferida quase se fechou.

P.S.: E se você pensa que é muito sacrifício, conheci um paciente cadeirante que pega todo dia quase 3h de trem e metrô, vindo de uma cidade vizinha para fazer o mesmo tratamento e feliz da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário