domingo, 12 de junho de 2011

Fotografia


Que eu gosto de fotografia, não nego. Sou um fotógrafo amador incorrigível, gosto de preservar cada momento que minha memória pode vir a esquecer. Já passei momentos revendo fotos antigas de como eu era e relembrando alguns momentos.

Mas hoje conversando com um amigo fotógrafo (quem convive muito tempo no meio cosplay, acaba pegando amizade com muitos fotógrafos) e vendo dicas de como tirar foto. Bem uma pequena aulinha. Mas é algo que tenho que concordar. Não é a câmera que faz A FOTO e sim o fotógrafo que enquadra, cuida da iluminação e outros fatores para uma boa foto.

Comecei tirando fotos no trabalho, quando fazia relatório fotográfico da evolução de obras (tenho muito que agradecer ao meu ex-chefe, que vivia me explicando como enquadrar uma foto e o que ele queria no relatório). Aos poucos eu fui pegando gosto e passei a tirar fotos de outras coisas, pessoas e lugares. Virou uma paixão... virou.

Mas algo que aprendi, mesmo com uma câmera ruim, se você souber aproveitar os recursos que ela tem, sua foto será excelente. Não é simplesmente batendo uma foto. Deve-se ter idéia de que não é apenas o que você quer fotografar, mas também o ambiente e cenário ao redor que compõe uma foto.

Eu penso em mais para frente, fazer um curso de fotografia e comprar uma câmera profissional. Hoje, estou bem com a minha câmera e as dicas, truques e explicações que as pessoas do ramo me dão. Mas quero cada vez melhorar.

Então agradeço a todos os meus amigos que já deram dicas, me ensinaram e cederam alguns minutos preciosos de seus tempo para compartilhar sobre esta nobre arte que é a fotografia.

3 comentários:

  1. Bien dicho Pedro, las fotos las hace el fotógrafo!

    ResponderExcluir
  2. Sempre soube que vc tinha um dom para a arte das fotos. O que realmente importa é a sua vontade de fotografar.

    Linda essa foto. foi voce?

    ResponderExcluir
  3. foi sim... estive um pequeno tempinho no Rio, passeando.

    ResponderExcluir