quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Bicicleta ou Patins??

Sabe que estou já um bom tempo em dúvida de qual comprar.



Bicicleta.
A última vez que andei de bicicleta, foi na Holanda de férias (e fazia questão de alugar bicicleta e aproveitar a infra-estrutura existente no país). 
Morando em São Paulo, fico com aquele receio de ser roubado. Mesmo com o prefeito fazendo diversas ciclofaixas (faltou planejamento). Mesmo algumas estações de metrô possuindo lugar para guarda-lá, a falta de ciclovia até a estação perto de casa é um problema. Até posso pedalar na rua (só tomando cuidado para não ser atropelado) ou na calçada (tomando cuidado para não atropelar nenhum pedestre).
Além dela ocupar um bom espaço. Só poderia aproveitar em parques como o Ibirapuera e a Av. Paulista.

Patins
Confesso que a única vez que andei de patins, foi em Gramado - RS, e ainda assim eram aqueles patins para gelo. Cair muitas vezes. Minha experiência com patins de rodinha é zero. Mas vontade de tentar (e de cair) não faltam.
E considerando o tamanho, é mais fácil de levar e de guardar (podendo até colocar em uma mochila).
Mas relembrando que moro em uma cidade com altos e baixos e lindas calçadas (foi boa a ironia não??) também não é todo lugar que posso usar, voltando a me restringir em parques e ciclovias.


E vocês, qual a opinião de vocês e suas experiências?

terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Coleção Asterix

Estamos no ano 50 antes de cristo. Toda a Gália foi ocupada pelos Romanos... Toda? Não! Uma aldeia povoada por irredutíveis gauleses ainda resiste ao invador. E a vida não é nada fácil para as guarnições de legionários romanos nos campos fortificados de Babaorum, Aquarium, Laudanum e Petibonum...

E assim começa as aventuras de Asterix e seus amigos. Lembro de ter lido as primeiras histórias na biblioteca da escola. Mas faz alguns anos que resolvi ter a coleção (acho que uns 10 anos). 

E hoje finalmente terminei a minha coleção. Incluindo os dois títulos mais recentes com texto de Kean-Yves FERRI e desenhos de Didier CONRAD, ambos resolveram encarar o desafio de continuar a obra de R.GOSCINNY e A.UDERZO, criadores de Asterix.

Nem imaginam minha alegria depois de tantos anos, finalmente completa e agora esperando os próximos lançamentos.


sábado, 28 de novembro de 2015

Telefone celular novo - dependência

É, depois de mais de um ano, meu celular deu algum problema e não carregava mais. E na sociedade atual, onde somos escravos deste aparelho eletrônico, passei um dia sem. E realmente não dava para ficar sem (não apenas por eu gostar de fotografar, mas contatos, mensagens e coisas que nos acostumamos a viver no dia à dia). 

Hoje ele serve não apenas para lazer, mas no dia à dia, usamos muito ele no trabalho (tenho grupo do trabalho). Fora os grupos de parentes e amigos. Não podemos esquecer do calendário, calculadora, agenda, música, rádio e só falando do básico. É, realmente temos uma certa dependência deste aparelho que facilita nossas vidas.

E como eu já esperava, de noite, pós expediente, fui na loja comprar um novo (e ver se conseguia um desconto, troca de pontos, reza brava e coisa do tipo). Para minha sorte ou azar era Black Friday (ou Black Fraude, dependendo da loja). Resultado, fiquei quase 3h na loja. Não esperei tanto para ser atendido, mas erro de funcionário contribuiu muito para isso. 

No fim sair com um bom aparelho, Windows Phone (o meu anterior também era), mais atualizado e com novos recursos. Claro que parcelado. Mas fiquei tentado em pegar um IPhone 5. Confesso que foi uma grande tentação. Produtos da Apple nunca foram baratos, mas sua qualidade e garantia, ninguém pode negar (e olha que tenho um MacBook velho e até hoje não me deixou na mão). Mas na crise atual, qualquer centavo é lucro, vamos deixar este sonho de consumo para um outro ano (quem sabe 2017?).

Agora torcer para este novo aparelho, agüentar mais um ano (espero que uns 3 anos). 

P.S.: Sim, aproveitei para espairecer um pouco e pensar na tentação que passei e no sufoco de ficar sem celular.

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Euro x Ameritrash

Quando o Boom de jogos de tabuleiro no mercado brasileiro (ou boardgames), vejo que existe uma divisão do jogos entre Ameritrash e Euro. Mas o que é um e o que é outro?

Sim, peguei esta imagem diretamente da Galápagos Jogos.

Como disse Francisco Arena (melhor descrição que tive)

Ameritrash:
* componentes: caixas grandes, muito plástico, miniaturas, cartas com bastante texto, maior tendência a colecionismo (pacotes de expansão);
* regras: priorização do tema e imersão do jogo;
* maior uso de sorte (especialmente rolagem de dados) e conflito direto entre jogadores (take that).

Euro
* componentes: caixas menores, muita madeira, meeples, cartas com iconografia específica, menor tendência a colecionismo;
* regras: priorização de mecânicas intrincadas e elegância nas regras;
* menor uso de sorte, e interação indireta entre jogadores (bloqueio de ações e/ou opções).


Mas há diversos jogos que misturam características dos dois e outros jogos que não possuem nenhum relacionamento com eles como os WarGames (jogos de guerra) e outros divertidos (Pula Pirata,  LIFT IT etc). No geral opções de estilos não faltam e só se divertir jogando.

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Uma Imagem vale mais que Mil Palavras???

Dizem que uma imagem vale mais do que mil palavras. Mas em um mundo digital, onde é possível manipulação, alteração e outras mudanças em uma imagem, nunca se sabe o que realmente é real ou não. Mas antes disso ser possível, um corte na foto, pode mudar muito a idéia que ela passa.
Você pode ver um militar apontando uma arma na cabeça de um inimigo.
Ou você pode ver um militar, dando água a um pobre coitado que ele está ajudando.
Mas a verdade pode ambos, com um inimigo rendido e oferecendo água.
E com o mínimo de edição de imagem (basicamente cortando a foto), você consegue transmitir 2 conceitos diferentes para mesma foto.

terça-feira, 3 de novembro de 2015

Os Sons da minha Noite

Após um dia longo e cansativo
Eu só queria dormir 
Em minha cama quentinha
Sem pensar em mais nada

Deitado enquanto descansava
Com a mente em branco
Prestei atenção ao meu redor
Em detalhes pequenos

O som das ondas
O barulho do vento
A chuva caindo
E pássaros cantando

Sempre estiveram lá
Me acompanhando
Toda noite
E toda manhã

Hoje, quando durmo
Sinto saudades
Dos pequenos detalhes
No meio do silêncio.

Autor: Youkai Sanseru

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Olhos

Interessante essa pesquisa. Sei que castanho, azul e verde são as cores mais comuns, mas que existem outras cores. Os meus dependendo da luz, variam de verde escuro à castanho (mas segundo a Wikipedia: Olhos, poderia ser classificado como avelã).
Mas no geral esta tabela é interessante.

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Discussão

Vi isso hoje e lembrei de discussões que já tive com algumas pessoas. 
Mas aprendi algo. Quando eu vejo que não adianta eu falar algo, seja porque eu ou a pessoa não irá mudar de opinião, já procuro nem entrar no assunto.
E isso vale mesmo para amigo(a)s, pois sei que muitas das minhas opiniões podem ser consideradas ofensivas para alguns e para preservar a amizade, prefiro evitar esses assuntos (mesmo que com isso acabe me afastando destas pessoas).

terça-feira, 20 de outubro de 2015

The 100 - Brasil na série

Já deu para perceber que este ano estou me dedicando mais as séries... e agora chegou a vez da série The 100.


Avisando, estamos entrando em uma zona de
Spoiler!!!

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Isis Vasconcellos

Youtuber brasileira, que canta e toca (teclado) de músicas com temáticas nerds entre outros. 
Sua conta no Youtube é Heeyisis.
Isis

sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Referências Nerds na Série The Flash

Algo que achei muito divertido, foram as referências puramente nerd na série. Já tinha comentado antes sobre frases marcantes.
Clara referência a série Game of Thrones da HBO. Dothraki é um povo nômade, estilo Hunos e Mongóis. Aterroriza o continente de Essos, atacando povoados e vivendo a vida montados em seus possantes cavalos.

Para quem leu Guia do Mochileiro das Galáxias, uma clara referência ao quarto livro (série de livros mais nerds que este não existe... ainda).

Estou ansioso para ver a segunda temporada e novas referências.

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Ensaio sobre Orixás


A série Yoruba African Orishas foi criada pelo fotógrafo James C. Lewis, da Noire 3000 Studios, para representar 20 dos mais de 400 deuses do yorubá, entidades conhecidas como orixás no Brasil e irunmole na Nigéria. 

domingo, 20 de setembro de 2015

Minorias étnicas na europa

Anos atrás, quando fiz mochilão na Alemanha, tive oportunidade de conhecer duas neerlandesas. Eu cometi o mico de chamá-las de holandesas, como seriam chamadas no Brasil. Holanda é o nome de duas províncias do Reino dos Países Baixos (nome oficial do país que conhecemos como Holanda). E decobrir que elas eram frísias!?!?!?!?

Os frísios são um povo do norte da Holanda (eu sei que é Reino dos Países Baixos) que eu nunca tinha ouvido falar antes (mas relembrando a memória e pesquisando na internet, já tinha lido sobre eles antes). São um dos povos que colonizaram a Inglaterra. E realmente seu idioma tem algumas palavras que foram incorporadas ao inglês.

E curioso que sou, pesquisei sobre outros povos e seus idiomas. Alguns são bem conhecidos e lutam pela independência (como o escocês, o basco e o catalão). Outros, sinceramente nunca tinha ouvido falar.

Idiomas

Povos

Curioso ver quantos idiomas e povos diferentes vivem na Europa. Alguns bem, outro em clima de guerra. E essa divisão, explica muitos dos acontecimentos históricos e suas guerras. 

Economicamente, sei que a maioria destes idiomas é mais curiosidade, não tendo uma influência como o inglês, espanhol, francês, alemão ou russo, mas ainda assim, é parte da cultura de seus respectivo povo. Sua música, sua identidade, sua poesia e escrita. Mostra detalhes culturais que para olhos desatentos passam despercebidos (ok, confesso que em Barcelona, era fácil reconhecer um texto em catalão, já que não entendia nada do que estava escrito).

E essa diversidade não é apenas lá. Basta observar no Brasil onde a maioria da população (para não dizer 99%) falam português, temos diversas tribos indígenas (algumas sabendo português, outras sem nenhum contato com o homem branco), bem como comunidades de imigrantes que preservam seus idiomas (árabe, japonês, alemão e italiano são os mais conhecidos, mas temos comunidades dos idioma pomerano, okinawano também). Além de idiomas de origem africanas, utilizadas nas cerimônias religiosas de umbanda e candomblé. 

O motivo desta postagem? Apenas para atiçar a curiosidade (e relembrar o ano que fui conhecer as terras dos frísios). Afinal, cada povo, tem sua cultura e não é necessário ir longe para aprender sobre tradições e costumes diferentes. 

domingo, 13 de setembro de 2015

Cidades e Líderes - 7 Wonders

Para quem conhece o jogo 7 Wonders, lançado no Brasil pela Galápagos Jogos, sabe que é um jogo divertido, em que cada jogador, tenta fazer o maior número de pontos, trazendo glórias para sua civilização (em um futuro post, faço uma resenha do jogo).
Mas depois de um tempo, o jogo pode ficar meio repetitivo (ok, demora para ficar repetitivo). E por enquanto não há nenhum comentário oficial sobre lançamento das expansões. Mas acompanhando o fórum Ludopedia, fiquei sabendo que no site do fabricante oficial, já consta versões em português (que já fiz o download) de duas expansões para este excelente jogo (e já tive a oportunidade de jogar com estas expansões). 

Sim, duas das expansões mais divertidas e que podem mudar muito o resultado do jogo. Cidades e Líderes. E se há versões em português, significa que logo mais, teremos estes lançamentos pela Galápagos Jogos (assim eu espero). 

Pequenos detalhes em uma série que me trazem lembranças

A última vez que falei com minha falecida mãe, foi em meu aniversário e ela me dando o meu presente. Depois eu só fui voltar a vê-la no hospital no mesmo dia e ela não podia mais falar. 

Na época eu queria sumir (e de certa forma sumi). Usei todas as oportunidades, licenças, férias, o que eu tinha disponível para sumir e não fazia questão nenhuma de ver outras pessoas (foi o ano que eu menos coloquei os pés no escritório e vivia a base de anti-depressivo). Agradeço muito a  minha ex-chefe Mara Senas pela oportunidade de viajar à trabalho e de ter sido transferido depois para o CRTD. 

Não era fácil trabalhar com pessoas que te conheciam e que no dia do acontecimento, te mandaram mensagem de feliz aniversário e pouco tempo depois era mensagem de meus pêsames. A cara de pobre coitado e de pena que faziam para mim, me desanimava mais ainda. E só voltei depois de quase um ano e meio.

Recentemente vendo a série Flash, relembrei bem deste momento de querer sumir e começar de novo onde ninguém te conhece. 

P.S.: Fazem 4 anos que não comemoro meu aniversário e por promessa, ainda ficarei mais 3 anos sem comemorar. 

sábado, 12 de setembro de 2015

AURICULOTERAPIA

Faz mais ou menos um mês que comecei a fazer este tratamento. 
Estranho, pois é. Usa-se grãozinhos presos com um tipo de durex ou band-aid próprio para isso e segue bem o conceito de acupuntura (nessa horas que lembro do tio Valdecir fazendo acupuntura na família).
Auriculoterapia é uma forma, de medicina alternativa ou complementar, baseada na idéia de que a orelha é um micro-sistema, com o corpo inteiro, representado no pavilhão auricular, a parte externa da orelha. Então, uma técnica de diagnóstico e tratamento baseada no pavilhão auricular. Aurículo (orelha) + terapia (tratamento), ou seja, um tratamento através da orelha. O termo se refere a uma modalidade de reflexoterapia, não deve ser confundido com a Auriculopuntura, especialidade da acupuntura.

No começo estava meio cético quanto a eficácia. Mas como o trabalho está pagando o tratamento para todos os funcionários do escritório, resolvi fazer um teste começando com minhas crises de rinite e sinusite. Melhoraram bem. E fui vendo outros pontos, como ombro (mochila com câmera, lentes e tudo mais pesa), mãos, dedos (uso direto de computador) e insônia. De certa forma, percebi resultados consideráveis e pretendo continuar com o tratamento. Agora se existe um fundo científico ou se foi como um placebo e o resultado foi mais psicológico, já é outra história.

Fonte: Wikipedia.

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Curiosidades da Bandeira do Império do Brasil

Aproveitando o clima de feriado de Independência do Brasil. Curiosidades sobre uma de suas bandeiras histórica. 

sábado, 5 de setembro de 2015

Fanatismo Petista

Primeiro vou deixar bem claro. Tenho excelente amigos petistas e na última eleição, meu senador era do PT. E se o atual prefeito de São Paulo (Haddad, que é petista) for candidato, ele tem o meu voto. Eu voto em pessoas, não em partidos. 

Mas já deixei bem claro em postagens anteriores como não tenho paciência para fanáticos (seja religiosos ou loucos por futebol). E este ano, com direito a receber até mensagem de conhecidos me xingando (porque não tinha nenhum argumento para falar), por ter postado no meu perfil do facebook, MEMES e outras sátiras sobre o governo Dilma, Lula e outros Petralhas. Não tenho nenhuma paciência com este tipo de pessoa.
E ainda fica ofendido se você chama de fanático petista.


quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Minha Barba... ou não

Primeiro faz Tchan. Depois Tchun. E tchan, tchan, tchan TCHANNNN!!!
Tudo começou quando resolvi deixar um cavanhaque (já tinha deixado antes bigode). Passado um tempo, resolvi deixar crescer toda a barba, quem sabe poderia fazer uma participação em alguma série de vikings?? :D

Aos poucos, fui mudando o visual. Já que eu mantinha o mesmo visual por mais de 10 anos. 
E barba era algo que eu nunca deixava crescer, pois desde os 18 (ou sei lá quando), sempre tive fios brancos. E isso me deixava com aparência de mais velho. 
Mas como minha falecida mãe, amava barba, resolvi deixar crescer e ver como ficaria (ela só viu o resultado de umas 2 semanas sem fazer a barba). 

Durante este tempo, que usei barba, eu tinha que me controlar para dá uma resposta educada às pessoas que diziam que eu ficava mais velho de barba (UAU, SÉRIO!!! Sabe que eu não tenho espelho em casa e não tinha reparado nisso). Ou a pergunta, "até quando você vai deixar crescer a barba??" (Não vamos estabelecer metas. Vamos deixar em aberto. Mas quando alcançarmos, vamos dobrá-la), parodiando um brilhante discurso de um governante incompetente. Também tinha o pessoal que perguntava se era para ser terrorista ou papai noel (SIM, TERRORISTA!! Me passa o endereço de sua casa, que quero fazer KBUM!!!!).

Devo ter pagado todos meus pecados, só por não ter dito algo deste tipo. Ou as pessoas não tem mais nada o que fazer (em dúvida se são vagabundos ou fofoqueiros querendo saber motivos... ou ambos). 

E confesso, adorei este período de barba (além de render excelentes fotos para ensaio de época). Mas como precisava renovar alguns documentos, aproveitei e tirei a barba com estilo (na próxima vejo de arranjar um machado para fotos). 

Agradecimentos ao João (Tanuke) pelas fotos (e olha que foi de última hora que resolvemos fazer estas fotos).  

domingo, 30 de agosto de 2015

Frases marcantes em Séries

Já tem um tempo, que comecei a ver séries com uma frequência bem maior do que costumava ver (tentando me obrigar a ligar a TV mais vezes). Mas muita coisa que acabo perdendo, acabo vendo depois e minhas favoritas acabo comprando o box (House que o dia... foram 8 temporadas que pretendo rever em breve). 
E recentemente algumas séries tiveram momentos que achei marcantes ou com ótimas frases. 

Preciso dizer algo??

sábado, 29 de agosto de 2015

Violência pode estar do seu lado.

Como passo muito tempo fora, minha principal fonte de notícias, é a internet (G1, BBC, DW) entre outros. E muitas coisas acontecem em minha cidade (São Paulo) e em todo país (UAU que novidade).
Mas esta semana fiquei em estado de choque com uma matéria, sobre a morte de uma pessoa em Campinas (cidade próxima daqui).
Jovem descobre mãe morta em uma urna funerária construída pelo pai.
Que a violência existe e é um grande problema em nossa sociedade, não é novidade. Mas quando você descobre que são pessoas que você conhece, você percebe que pode acontecer com qualquer um, até mesmo com você ou seus familiares. 

E realmente, levei umas horas para conseguir pensar e conversar com algumas pessoas para saber o que aconteceu. Pois conheço tanto a filha quanto o pai (que sempre que encontrei, tínhamos ótimas conversas). E é algo que nunca pensei que pudesse acontecer. 

Estimo por ambos.

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Um pensamento de John.

Fizeram a gente acreditar que amor mesmo, amor pra valer, só acontece uma vez, geralmente antes dos 30 anos. Não contaram para nós que o amor não é acionado, nem chega com hora marcada. Fizeram a gente acreditar que cada um de nós é a metade de uma laranja, e que a vida só ganha sentido quando encontramos a outra metade. Não contaram que já nascemos inteiros, que ninguém em nossa vida merece carregar nas costas a responsabilidade de completar o que nos falta: a gente cresce através da gente mesmo. Se estivermos em boa companhia, é só mais agradável. Fizeram a gente acreditar em uma fórmula chamada 'dois em um': duas pessoas pensando igual, agindo igual, que era isso que funcionava. Não nos contaram que isso tem nome: anulação. Que só sendo indivíduos com personalidade própria é que poderemos ter uma relação saudável. Fizeram a gente acreditar que casamento é obrigatório e que desejos fora de hora devem ser reprimidos. Fizeram a gente acreditar que os bonitos e magros são mais amados, que os que transam pouco são confiáveis, e que sempre haverá um chinelo velho para um pé torto. Só não disseram que existe muito mais cabeça torta do que pé torto. Fizeram a gente acreditar que só há uma fórmula de ser feliz, a mesma para todos, e os que escapam dela estão condenados à marginalidade. Não nos contaram que estas fórmulas dão errado, frustram as pessoas, são alienantes, e que podemos tentar outras alternativas. Ah!, também não contaram que ninguém vai contar isso tudo pra gente! Cada um vai ter que descobrir sozinho. E aí, quando você estiver muito apaixonado por você mesmo, vai poder ser muito feliz e se apaixonar por alguém.


John Lennon 

Fonte: John Lennon Pensamentos

terça-feira, 18 de agosto de 2015

Vampire: the masquerade 20 years

Quando saiu, eu tinha cancelado meus cartões internacionais e não pude comprar. Mas depois de um tempo, achei a versão em PDF desta edição comemorativa de 20 anos do lançamento do RPG Vampiro: à Máscara. 

Mas o que muda neste livro? É o mesmo livro com novas imagens, houve mudanças nas regras ou algo do tipo. Sim e muito mais.

Esta edição reúne em um livro só, o conteúdo do livro básico, livro do jogador, Livro da Camarilla, Livro do Sabá, um apanhado geral dos 13 livros de clãs, algumas linhagens (as principais), disciplinas (em geral até o nível 9... o que é uma pena, mas eu tenho o livro com as de nível 10), trilhas e história geral. Além de uma revisão de regras (incluindo novas habilidades e uma mudança no sistema de combates). 

No geral é um livro para os fãs e jogadores novo. E para quem tem interesse em ter uma edição compacta (uns 20 livros) tendo resolvido algumas divergências e regras contraditórias entre os livros anteriores. 


P.S.: Boatos dizem que a Devir Livraria (que possui os direitos de lançamento no Brasil), pretende lança este livro (talvez ano que vem... data nunca foi um ponto forte deles).

P.S.2: Se você não entendeu a alegria, euforia, êxtase dos fãs por uma edição comemorativa de 20 anos de um livro de RPG, você não viveu na década de 90 ou nunca jogou RPG antes. Vampiro: à Máscara, mudou o conceito de se jogar RPG, dando foco na história e interpretação ao invés de consultar tabelas, jogar dados e seguir regras rígidas, que era o padrão de muitos RPGs da época.

Nodame Cantabile

Recentemente, vi a Nodame Cantabile. 
Meio atrasado, já que minha amiga Vivian (Vika) já vivia me falando e de como ela amava este anime. 
E só agora resolvi ver e posso dizer que adorei. Principalmente pelos dois protagonistas tocarem piano. O fato de fazer um ano e meio que comecei a frequentar aulas de piano também ajudou, ainda mais quando tem um episódio que eles tocam Allegro con Brio (que era a partitura que eu estava aprendendo). 
  • Shinichi Chiaki: Nascido em uma família de músicos, ele é genial no piano e no violino, mas sua verdadeira ambição é se tornar um maestro. Sempre aplicado e talentoso em tudo que faz, é poliglota, perfeccionista e já viveu no exterior. Mas não tem apenas qualidades, é arrogante, tem pavio curto e não é muito sociável. Mesmo assim, tem todos os requisitos e oportunidades de ir para a Europa para se especializar, se não fosse por um detalhe, ele é incapaz de entrar em um avião ou navio devido a um trauma de infância, ficando assim ilhado e sem perspectivas de ter uma grande carreira como músico e regente; 
  • Megumi Noda ("Nodame"): É uma pianista extremamente talentosa e com um estilo incomum, ela toca de ouvido e não consegue ler direito as partituras, Chiaki chega a dizer consigo que ela toca como se estivesse cantando. Mas sua meta é ser professora de jardim de infância, não levando a sério a possibilidade de seguir como profissional. Além disso é um tanto excêntrica, desleixada ao extremo (seu apartamento é literalmente um lixão), fica vários dias sem tomar banho e adora comer. Detesta que lhe digam como deve tocar (isso também se deve ao um trauma de sua infância), e normalmente vive adaptando os clássicos, com seu estilo e apesar de se divertir tocando dessa forma, isso lhe rendem muitos contratempos.

Confesso que quando dava uma certa preguiça de treinar partitura, eu lembrava do esforço que via eles fazendo no anime e voltava animado para um dia tocar tão bem. Afinal, à prática leva à perfeição. E comparado com o que eu tocava no começo com o que tenho tocado hoje, melhorei muito (mas longe da perfeição).

Mostrei para minha professora de piano e ela adorou principalmente pelo fato de mostrarem os lugares certos onde se deve tocar cada tecla, conforme a música, sem ser a enrolação (playback) comum de desenhos/filmes norte-americanos, que fingem que tocam e deixam a música tocar de fundo. 


Referência: Wikipedia Nodame

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Livro - O Despertar do Guardião

Livro escrito pela minha amiga Dáfne Freitas, que utilizou como ambientação seu cenário dos jogos de RPG. Com uma pequena resenha, (que consta na verso do livro) já temos uma base da história:
No pequeno planeta Gondorle o Capitão da Guarda Real, Héricles Adalberon, se vê diante de um dilema: manter-se ao lado do Rei e tentar proteger o reino, ou sacrificar sua carreira e manter a Princesa a salvo? Salvar o reino pareceria o mais óbvio, mas sua intuição lhe dizia o contrário. Teria que se aliar ao inimigo do reino nessa empreitada sem cabimento, e torcer para que seus propósitos fossem compreendidos.
A história inicia-se com uma decisão difícil, que reúne pela primeira vez os personagens de uma trama muito maior. Enquanto aprendem a trabalhar juntos e confiar uns nos outros, estreitam-se os laços entre eles. E quando uma força estranha desperta, num incêndio monstruoso, eles descobrem que há muito mais em jogo do que apenas a busca pela salvação do reino.
Uma narrativa envolvente e um enredo cheio de fantasia e mistérios. O Despertar do Guardião é apenas o início de uma aventura que desvendará os mistérios ao redor da Lenda de AVA, a Grande Legião Branca. 
Como nunca joguei com ela, para mim seria um cenário novo. Mas confesso que esta resenha, me desanimou um pouco, pois já sabia o que iria acontecer. 

--------Alerta de SPOILER ------
Se você continuar a leitura, corre risco de ler algum spoiler do livro.

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Vampire: The Masquerade... 4° ed.

Sim, você que é fã do clássico RPG Vampiro: à Máscara, que esteve em torpor por todos estes anos (desde que o antigo mundo das trevas foi encerrado e lançado Vampiro: o Réquiem), pode dá pulos de alegria. 

Este clássico RPG da década de 90, que revolucionou o modo de jogar, dando mais ênfase na interpretação e história do que em regras e tabelas, será relançado. 

Escutei sobre isso, no último fim de semana e que apenas uma única imagem, fez diversos fãs se agitarem. 



Em um stand, na GENCON (feira de jogos), da atual empresa proprietária dos direitos dos livros, Onyx Path, uma simples placa (e foto) fez diversos fãs se animarem.

E segundo boatos, o fracasso de vendas de Vampiro: o Réquiem (mesmo com uma ambientação e regras melhores) não agradou os fãs antigos. Em compensação, foi um sucesso a edição comemorativa de 20 anos de Vampiro: à Máscara. 


As reais razões, podem até ser outras, mas eu agradeço que e estou ansioso pelo relançamento deste clássico, agora em 4° edição.

P.S.: Se você não entendeu o que é este livro, veja RPG - Vampiro: à Máscara

sábado, 25 de julho de 2015

Brincando com Luz e Sombra

Quando eu era criança, adorava as revistinhas que vinham instruções para usar mãos e dedos e fazer animais. O tempo passa e já nem lembrava mais disso, até ver esta imagem outro dia na internet. 


De vez em quando, é bom relembrar do passando, principalmente de brincadeiras da infância. E mostra que com poucas coisas, se pode divertir uma criança. 

sexta-feira, 17 de julho de 2015

Reflexão de erros

Texto que li no face de um amigo (Lushifah Kenji). E achei muito bom para reflexão.
...o meu colegial havia uma garota que, em todas matérias, mas em especial matemática, sempre que ela errava ela não apagava, não riscava, não passava branquinho, ela simplesmente deixava ali de lado, e algumas vezes circulava e anotava do lado, descrevia seu erro, e quando perguntei pra ela o porque, talvez a mesma não tenha se dado conta do pensamento, mas sua resposta foi "não posso aprender com um erro que eu simplesmente apaguei".
Realmente é algo a ser pensar e refletir, pois todos erram. Aprender com os erros, são poucos.

segunda-feira, 13 de julho de 2015

Abrindo uma garrafa de vinho!!


Apesar de bobo, já vi amigos que não sabiam como abrir uma garrafa de rolha, a clássica tampa de garrafa de vinho. Por isso, um passo a passo mostrando a simplicidade.

Rosquei a tampa

sexta-feira, 10 de julho de 2015

Razões para Monarquia




1 x 0 – O Monarca, sendo vitalício, pode inspirar e conduzir um projeto nacional, com obras de longo alcance e que visem às futuras gerações. O Presidente tem quatro anos (renováveis uma vez) para elaborar e executar seu projeto, cujo alcance é voltado quase exclusivamente à sua reeleição.

2 x 0 – O Monarca não tem interesse em interromper as obras dos antecessores, das quais participou antes mesmo de subir ao trono. O Presidente quer executar seu próprio projeto, e com frequência interrompe o dos antecessores.

3 x 0 – O Monarca é o símbolo vivo da nação, personifica sua tradição histórica e lhe dá a unidade e continuidade. O Presidente tem mandato de apenas quatro anos e é eleito por uma parte da nação. Por isso não a personifica nem lhe dá unidade.

4 x 0 – O Monarca representa para o povo a figura de um pai e cria na nação a consciência de uma grande família, com um destino comum a realizar. O presidente é um mero funcionário público temporário, e ninguém constitui vínculos psicológicos duradouros com ele, pois é substituído a cada quatro anos.

5 x 0 – O Monarca não está vinculado a partidos nem depende de grupos econômicos; por isso é independente e pode se dedicar ao que é melhor para o país inteiro. O presidente se elege com o apoio de partidos e depende de grupos econômicos, que influem nas suas decisões.

6 x 0 – O Monarca é educado desde criança para reinar com honestidade, competência e nobreza, e durante toda a sua formação já participa dos problemas e do governo do país. O presidente não é educado para o cargo, sendo frequentemente um aventureiro, um improvisado.

7 x 0 – O Monarca trata os súditos com amor, como um pai que ouve e se interessa pelos problemas dos filhos. O presidente trata o povo de modo impessoal, como se fossem estranhos.

Fonte: Pró-Monarquia - Facebook

quarta-feira, 8 de julho de 2015

MOSSAD

MOSSAD, Serviço de Inteligência Israelense ou como podemos chamar, Serviço Secreto de Israel. 
"Somente Deus sabe de tudo, e ele trabalha para o Mossad."
trecho do filme "O Jardineiro Fiel"

Recentemente, caiu em minhas mãos, dois livros sobre o Mossad. 

O primeiro, era sobre as missões mais importantes do Mossad. O segundo, era sobre as missões mais importantes da tropa de elite do Mossad, o Kidon. Interessante é ler no segundo livro, o ponto de vista de outro escritor, sobre a mesma missão que li no primeiro livro. A existência de detalhes contraditórios e outros mais minuciosos, mostra como é obscuro as missões conhecidas do Mossad. As conhecidas, porque existe muitas missões desconhecidas pelo público. 

Considerado como a Agência de Espionagem mais lendárias de todas, superando a CIA e a antiga KGB, ficou mundialmente conhecida por realizar missões que mais nenhuma outra agência foi capaz de fazer. Mas também ficou conhecida por seus erros, alguns bobos e coisas simples e outros que acabaram conduzindo a morte de inocentes. 

Excelente leitura e serve para se ter uma idéia do ponto de vista adotado por Israel, para evitar que nunca mais ocorra um novo holocausto com o povo judeu. 

sexta-feira, 3 de julho de 2015

Aniversário da minha querida mãe

Há 5 anos atrás, eu tinha preparado uma divertida festa surpresa para ela. Aproveitei que nosso aniversário era próximo e marquei 18h, um rodízio de pizza com meus amigos e alguns parentes. E marquei 19h para chegar os amigos dela. 



Foi divertido ver-lá brava. Disse que não seria mais enganada.
Boas lembranças. E realmente não teve mais festa, pois faleceu no ano seguinte. Mas ficaram boas lembranças. Então fica meus parabéns à minha querida mãe.


sábado, 20 de junho de 2015

Tempo de recomeçar

Dizem que o tempo é o melhor remédio para diversos problemas.
Para esquecer desde mágoas no coração à sofrimentos diversos, tanto físico como mentais. E de certa forma, com toda razão.

Sinceramente, peguei um bom tempo para mim. Cada um precisa de um tempo para si, seja pouco ou muito. Afinal, as pessoas são diferentes uma das outras e o tempo necessário varia entre cada pessoa. 

Quanto ao falecimento da minha mãe, ainda estou me adequando aos poucos (e já tem alguns anos). Mas tem muitas caixas com coisas dela que só agora estou abrindo e vendo. E esta parte é uma das mais difíceis (além da poeira) e das lembranças cheias de saudades, chegou a hora de doar algumas coisas, ver o que ainda é útil e seguir em frente. 

Também peguei tempo para esquecer problemas do coração. E foi necessário um amigo comentar sobre o aniversário dela, para eu ver que não lembrava mais a data. Realmente o tempo ajuda a curar algumas feridas e o que antes era uma data importante, hoje passa em branco. 

Quanto a outros problemas e coisas da vida, vamos que vamos que ainda existe luz no fim do túnel e aos poucos tenho melhorado e muito. Afinal, a vida é uma caixinha de surpresa e neste tempo que peguei para mim, conheci muita gente, revi muitos velhos amigos e tive oportunidade de novos aprendizados. 

quinta-feira, 18 de junho de 2015

Fotos da Praia

Como comentei antes, participei de um concurso da Nikon. Não ganhei, uma pena, mas resolvi aproveitar para postar as fotos que usei na inscrição.


Fotos da praia Ponta de Baixo, da cidade de São José em Santa Catarina.

segunda-feira, 15 de junho de 2015

Foto Steampunk

Um tempo atrás, me inscrevi em um concurso da Nikon. Mas como não ganhei, vou aproveitar para postar as fotos aqui. Abordei dois temas. Um com temática Steampunk.


Estas fotos foram feitas no passeio de trem Campinas-Jaguariuna.  Abordei este passeio em outro blog Diário de Bordo.

terça-feira, 2 de junho de 2015

Nova Assinatura e Design.

Não é a primeira vez que falo sobre assinatura em foto. 
Mas como faz alguns meses que mudei minha assinatura (e confesso que adorei esta nova assinatura).

Confesso que no começo, pensei em algo simples, só com minhas iniciais. Depois algo mais elaborado, com brasão de família e minhas iniciais e outras versões.

Foi quando lembrei de minha amiga Dani Santos, design. Afinal, se é para criar uma marca, um símbolo, uma imagem que quem visse lembra-se de você, nada melhor que alguém com experiência no assunto. E assim surgiu minha nova assinatura e cartão. 

sexta-feira, 22 de maio de 2015

Escrevendo Cartas

Hoje em dia, com internet, Whatzap, celular e sabe-se mais lá o quê vão inventar, quase ninguém escreve cartas. Mesmo em concursos, a primeira opção da maioria é e-mail. Claro, concordo que a tecnologia facilitou muito a vida e é mais prático.

Escrevia muito, quando existia o IYS - International Youth Service (já comentado no blog). Era um meio de estudar outro idioma e manter contato. Conhecer outra cultura, outro ponto de vista e expandir os horizontes. E confesso, foram muitas Cartas via IYS. Mas com o tempo, obrigações, deveres, trabalhos, vida corrida do dia a dia, acabei deixando de lado este hábito.


Recentemente, comprei um carimbo da mão do rei, baseado na série Game of Thrones. Para um fã tanto dos livros como da série, é interessante. Mas seria apenas um enfeite... abandonado em cima da estante. 

domingo, 17 de maio de 2015

Armas Steampunk 2

Ano passado, comecei a ir em evento Steampunk. E o principal acessório masculino, são armas. E armas de brinquedo com um visual personalizado dá um certo charme... ok, parei, senão vou me empolgar. 

Quem leu na postagem anterior sobre o assunto, tem idéia do que andei aprontando. Se não leu, segue o link. Armas Steampunk.

Usei estas imagens, como referência para acabamento e detalhes. Confesso que alguns detalhes que iria fazer, estavam acima das minhas habilidades (gravar minhas iniciais na arma... mas claro que queria com uma fonte/letra bonita). 

domingo, 10 de maio de 2015

Apreciando a vida de Solteiro


Vira e mexe me perguntam porque eu não arrumo alguém para dividir minha vida. Sinceramente... até posso dividir. Mas no momento eu adoro os momentos só meus. Tanto para ler um bom livro, não fazer nada, deixar a casa bagunçada, dormir até tarde sem compromisso nenhum, viajar, curtir meus hobbys, etc. 

sábado, 9 de maio de 2015

A casa de Windsor, Nova Princesa e a Rainha

Estes dias, teve muitos comentários, referente a nova princesa do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte. 
Princesa Charlotte Elizabeth Diana. 
Mas porque toda esta mídia sobre o nascimento de uma princesa? 

Bem, após o falecimento da princesa Diana, a família real britânica teve que se reinventar e se aproximar do povo. E esta aproximação, mas envolvimento com o povo fez com que a família real ficasse mais popular (bem nem todos, o príncipe Charles continua não sendo nada carismático). 

sexta-feira, 1 de maio de 2015

Fotografia - enquadramento

Muita gente acha que ter uma câmera ou mesmo um celular, pode fotografar. Ou quando sabe usar o ISO, balança de branco, obturador e/ou diafragma pode conseguir uma linda foto. É de certa forma com tudo isso, é possível uma excelente foto. Mas não adianta tudo isso se não tem o fundamental.
Enquadramento.

terça-feira, 21 de abril de 2015

RPG e Memes

Em meados da década de noventa, quando poucos conheciam o que era RPG (e não estou falando de jogo de videogame ou PC), havia livros jogos em que você interpretava um personagem (e muitas regras e detalhes). Comecei com Desafio dos Bandeirantes e Tagmar (eram os únicos em português e comprei na bienal do livro). Para narrar e ter uma boa base para muitas aventuras, passei a ler muitos livros de histórias, contos e detalhes culturais de outros povos. E confesso foram horas e horas (para não dizer meses e anos de jogos com amigos e muita diversão).

Hoje devido o tempo escasso e a dedicação que o jogo exige (uma certa frequência regular), acho graça quando vejo na internet os memes que só quem jogou RPG sabe o que realmente é e entende a piada. Segue algumas que eu adorei abaixo.