quarta-feira, 6 de abril de 2011

Asterix

Roma, capital do Império mais poderoso de todos os tempos, cuja influência é sentida até hoje por quase todos os povos do mundo. Seu idioma deu origem a vários idiomas. Seu alfabeto é usado não só por povos latinos, mas germânicos, eslavos e muitos outros. Sua religião (cristã), cultura, ciência, arte conseguiu o que nenhum império jamais conseguiu ao influenciar o mundo.

"Estamos no ano 50 antes de Cristo. Toda a Gália foi ocupada pelos romanos... Toda? Não! Uma aldeia povoada por irredutíveis gauleses ainda resiste ao invasor. E a vida não é nada fácil para as guarnições de legionários romanos nos campos fortificados de Babaorum, Aquarium, Laudanun e Petibonum.
E assim começam as aventuras de Asterix, o mais famoso francês (tudo bem, tudo bem, na época a França não existia), o mais famoso gaulês que luta com seus amigos para proteger a aldeia da gananciosa e poderosa Roma.

Asterix, no Brasil ou Astérix, em Portugal (em francês: Astérix), é uma série de histórias em quadrinhos criada na França por Albert Uderzo e René Goscinny no ano de 1959. Após o falecimento de Goscinny, Uderzo prosseguiu o trabalho – apesar de ter afirmado que não quer que ninguém continue a série após a sua morte
Com histórias descontraídas da luta terrível contra os romanos (um dos principais esportes da aldeia, é colecionar capacetes de legionários romanos), serve de crítica para a influência norte-americana (Império Romano??) e a resistência das culturas locais (França). Para Roma, esta aldeia é uma ameaça incalculável, tendo montado 4 campos fortificados para tentar manter uma aldeia sobre controle (ou ao menos impedir que eles avancem para Roma). Mas o grande segredo da aldeia, é a poção mágica de super-força que seu druida Panoramix faz e permite ações sobre-humanas.



Seu personagens são:

  • Asterix, o herói gaulês e o melhor amigo de Obelix. O seu nome provém da palavra francesa asterisque (asterisco).
  • Obelix, o distribuidor de menires e o melhor amigo de Asterix. Adquiriu força sobre-humana permanente ao cair dentro de um caldeirão cheio de poção quando era um bebê. Adora o cachorrinho Idéafix, o qual o acompanha em suas aventuras com Asterix. Só pensa em duas coisas: comer javalis e bater nos romanos. Seu nome provém do francês obelisque (obelisco), relativo ao seu trabalho com menires. (detalhe para quando chega novas tropas para as guarnições romanas... como Obelix diz, ROMANOS NOVINHOS EM FOLHA!!!!)
  • Panoramix, o velho druida que aconselha Asterix, Obelix e o chefe Abracourcix – é o único que sabe preparar a poção mágica. O seu nome provém do francês panoramique (panorâmico).
  • Abracourcix (no original, Abraracurcix), é o chefe da aldeia. O seu nome provém do original francês à bras raccourcis (braço partido), em português evoca "abra um curso".
  • Chatotorix, (no original, Assurancetourix), o bardo. Um péssimo cantor, mas um bom companheiro. O seu nome provém do francês assurance tous risques (seguro contra todos os riscos).
  • Idéiafix (no original, Idéfix), o cãozinho mascote da aldeia. O seu nome provém do francês ideé fixe (idéia fixa).
  • Veteranix, (no original, Agecanonix), o habitante mais idoso da aldeia (conta 93 anos), também conhecido como Geriatrix em algumas versões. O seu nome provém do francês age canonique (idade canônica).
  • Automatix (no original, Cétautomatix), ferreiro que sempre critica a qualidade dos peixes vendidos por Ordenalfabetix. O seu nome provém do francês c'est automatique (é automático).
  • Ordenalfabetix (no original, Ordralfabetix), o peixeiro que sempre está brigando com Automatix por causa de suas críticas. O seu nome provém do francês ordre alfabetix (ordem alfabética).
  • Júlio César, o majestoso e inteligente imperador romano, inimigo dos gauleses (Alain Delon como o famoso imperador romano no filme Asterix nos Jogos Olímpicos foi perfeito).
  • Naftalina (no original, Bonemine), é a mulher de Abracurcix, sempre arrependida de ter casado com este. Seu nome, no original (Bonemine), vem do francês bonne mine, significando "estar em forma", "estar bem", "disposta".

Atualmente foram lançados 33 álbuns, contando suas histórias, bem como os filmes e animações.
Estou seriamente pensando em este ano, completar minha coleção (eu lia na biblioteca, mas tenho poucos exemplares). Mas para quem gosta de ler e quer algo descontraído e de bom humor, eu recomendo que é uma boa aquisição.



Um comentário: