quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

International Youth Service - IYS

Carinhosamente conhecida como IYS. Organização Finlandesa de amigos por correspondência. Bastava vc enviar uma carta com um dólar por endereço de alguém com um perfil parecido com o seu para correspondência. Sim. Correspondência, em outras palavras, escrever a mão (ou máquina de escrever) cartas e colocar no correio.

Esta organização foi fundada em 1952 sediada na cidade de Turku. Basicamente eles faziam um cadastro de jovens entre 10 e 20 anos, com seus gostos (esportes e atividades recreativas, leitura, música, dança e música popular e colecionadores). E idioma para comunicação, que no caso eram inglês, francês, alemão (estudava alemão quando estava no ginásio) ou espanhol. E o cadastro tinha mais de 100 países. Lembro que quando não trabalhava, eu mantinha contato com pessoas na Suíça, Alemanha, França, Portugal, Polônia e Sri Lanka.

Tenho até hoje os presentes que ganhei de alguns deles. Era divertido ver a imagem que tinham do Brasil. Assim como eu ia descobrindo sobre seus países. Ao contrário do e-mail, o bom do correio, era receber cartões postais, lembrancinhas e outras coisas que alguém que você nem conhece pessoalmente, lembra do seu aniversário e faz questão de te mandar um presente (tenho até hoje o CD que a Agnieska me deu da cantora Urszula, cantora polonesa). Isso me lembra que foi assim que conheci chocolate suíço (sou grato até hoje pela Nicole, pq estou para ver chocolate melhor que o suíço). E um dos meus primeiros pingentes para corrente (era roqueiro na época), foi da Agnieska (ok, achei estranho ela me dá um pingente com a letra A, já que meu nome começa com P, mas usei por anos ele... hum isso me lembra que estou só com uma corrente e não comprei mas nenhum pingente desde que quebrou o último).

Mas depois fui crescendo, sem tempo já que trabalho, facul e namorada ocupava muito tempo e acabamos perdendo contato (ainda tenho as cartas e endereços antigos, quem sabe ano que vem, vejo de tentar fazer algumas visitas). Mas era uma experiência muito boa, vê que eu conseguia entender uma carta escrita em outro idioma e que era capaz de me expressar e fazer entender por nativos deste idioma. Era uma forma de aprendizagem muito divertida. Só de ficar ansioso por esperar o carteiro todo mês por uma cartinha nova.

Mas com o avanço da internet e facilidade (além de ser mais barato e não precisar ir no correio), a organização foi fechada em 2008, conforme mensagem abaixo, foram fatores que causaram o encerramento da atividade da associação.

“IYS will be closing down this summer, by 30th June 2008

The International Youth Service (IYS) has been operating since 1952, over 56 years now. We have arranged foreign pen friends for school children and students aged 10 - 20 years in over 100 different countries.

The Internet has lead to a situation where sending ordinary letters is old-fashioned. Letter writing, once very popular, is now a hobby of a few.

We have come to the end of a certain period. As we can not find enough young people interested in penfriendship any more, we have decided to close down this firm by 30th June 2008.

We thank all our customers, both children and teachers, in past years and wish you happy times. Don’t stop learning different languages and cultures and keep up those penfriendships you have managed to build up.

The staff of INTERNATIONAL YOUTH SERVICE”



Uma pena, mas tenho excelentes lembranças de quando escrevia cartas e ainda hoje, em plena época de natal, faço questão de escrever cada cartão postal que mando para os amigos. E quem sabe consegui entrar em contato com meus antigos amigos de correspondência.

Boa semana para vc e Feliz Natal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário