domingo, 30 de agosto de 2015

Frases marcantes em Séries

Já tem um tempo, que comecei a ver séries com uma frequência bem maior do que costumava ver (tentando me obrigar a ligar a TV mais vezes). Mas muita coisa que acabo perdendo, acabo vendo depois e minhas favoritas acabo comprando o box (House que o dia... foram 8 temporadas que pretendo rever em breve). 
E recentemente algumas séries tiveram momentos que achei marcantes ou com ótimas frases. 

Preciso dizer algo??

sábado, 29 de agosto de 2015

Violência pode estar do seu lado.

Como passo muito tempo fora, minha principal fonte de notícias, é a internet (G1, BBC, DW) entre outros. E muitas coisas acontecem em minha cidade (São Paulo) e em todo país (UAU que novidade).
Mas esta semana fiquei em estado de choque com uma matéria, sobre a morte de uma pessoa em Campinas (cidade próxima daqui).
Jovem descobre mãe morta em uma urna funerária construída pelo pai.
Que a violência existe e é um grande problema em nossa sociedade, não é novidade. Mas quando você descobre que são pessoas que você conhece, você percebe que pode acontecer com qualquer um, até mesmo com você ou seus familiares. 

E realmente, levei umas horas para conseguir pensar e conversar com algumas pessoas para saber o que aconteceu. Pois conheço tanto a filha quanto o pai (que sempre que encontrei, tínhamos ótimas conversas). E é algo que nunca pensei que pudesse acontecer. 

Estimo por ambos.

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Um pensamento de John.

Fizeram a gente acreditar que amor mesmo, amor pra valer, só acontece uma vez, geralmente antes dos 30 anos. Não contaram para nós que o amor não é acionado, nem chega com hora marcada. Fizeram a gente acreditar que cada um de nós é a metade de uma laranja, e que a vida só ganha sentido quando encontramos a outra metade. Não contaram que já nascemos inteiros, que ninguém em nossa vida merece carregar nas costas a responsabilidade de completar o que nos falta: a gente cresce através da gente mesmo. Se estivermos em boa companhia, é só mais agradável. Fizeram a gente acreditar em uma fórmula chamada 'dois em um': duas pessoas pensando igual, agindo igual, que era isso que funcionava. Não nos contaram que isso tem nome: anulação. Que só sendo indivíduos com personalidade própria é que poderemos ter uma relação saudável. Fizeram a gente acreditar que casamento é obrigatório e que desejos fora de hora devem ser reprimidos. Fizeram a gente acreditar que os bonitos e magros são mais amados, que os que transam pouco são confiáveis, e que sempre haverá um chinelo velho para um pé torto. Só não disseram que existe muito mais cabeça torta do que pé torto. Fizeram a gente acreditar que só há uma fórmula de ser feliz, a mesma para todos, e os que escapam dela estão condenados à marginalidade. Não nos contaram que estas fórmulas dão errado, frustram as pessoas, são alienantes, e que podemos tentar outras alternativas. Ah!, também não contaram que ninguém vai contar isso tudo pra gente! Cada um vai ter que descobrir sozinho. E aí, quando você estiver muito apaixonado por você mesmo, vai poder ser muito feliz e se apaixonar por alguém.


John Lennon 

Fonte: John Lennon Pensamentos

terça-feira, 18 de agosto de 2015

Vampire: the masquerade 20 years

Quando saiu, eu tinha cancelado meus cartões internacionais e não pude comprar. Mas depois de um tempo, achei a versão em PDF desta edição comemorativa de 20 anos do lançamento do RPG Vampiro: à Máscara. 

Mas o que muda neste livro? É o mesmo livro com novas imagens, houve mudanças nas regras ou algo do tipo. Sim e muito mais.

Esta edição reúne em um livro só, o conteúdo do livro básico, livro do jogador, Livro da Camarilla, Livro do Sabá, um apanhado geral dos 13 livros de clãs, algumas linhagens (as principais), disciplinas (em geral até o nível 9... o que é uma pena, mas eu tenho o livro com as de nível 10), trilhas e história geral. Além de uma revisão de regras (incluindo novas habilidades e uma mudança no sistema de combates). 

No geral é um livro para os fãs e jogadores novo. E para quem tem interesse em ter uma edição compacta (uns 20 livros) tendo resolvido algumas divergências e regras contraditórias entre os livros anteriores. 


P.S.: Boatos dizem que a Devir Livraria (que possui os direitos de lançamento no Brasil), pretende lança este livro (talvez ano que vem... data nunca foi um ponto forte deles).

P.S.2: Se você não entendeu a alegria, euforia, êxtase dos fãs por uma edição comemorativa de 20 anos de um livro de RPG, você não viveu na década de 90 ou nunca jogou RPG antes. Vampiro: à Máscara, mudou o conceito de se jogar RPG, dando foco na história e interpretação ao invés de consultar tabelas, jogar dados e seguir regras rígidas, que era o padrão de muitos RPGs da época.

Nodame Cantabile

Recentemente, vi a Nodame Cantabile. 
Meio atrasado, já que minha amiga Vivian (Vika) já vivia me falando e de como ela amava este anime. 
E só agora resolvi ver e posso dizer que adorei. Principalmente pelos dois protagonistas tocarem piano. O fato de fazer um ano e meio que comecei a frequentar aulas de piano também ajudou, ainda mais quando tem um episódio que eles tocam Allegro con Brio (que era a partitura que eu estava aprendendo). 
  • Shinichi Chiaki: Nascido em uma família de músicos, ele é genial no piano e no violino, mas sua verdadeira ambição é se tornar um maestro. Sempre aplicado e talentoso em tudo que faz, é poliglota, perfeccionista e já viveu no exterior. Mas não tem apenas qualidades, é arrogante, tem pavio curto e não é muito sociável. Mesmo assim, tem todos os requisitos e oportunidades de ir para a Europa para se especializar, se não fosse por um detalhe, ele é incapaz de entrar em um avião ou navio devido a um trauma de infância, ficando assim ilhado e sem perspectivas de ter uma grande carreira como músico e regente; 
  • Megumi Noda ("Nodame"): É uma pianista extremamente talentosa e com um estilo incomum, ela toca de ouvido e não consegue ler direito as partituras, Chiaki chega a dizer consigo que ela toca como se estivesse cantando. Mas sua meta é ser professora de jardim de infância, não levando a sério a possibilidade de seguir como profissional. Além disso é um tanto excêntrica, desleixada ao extremo (seu apartamento é literalmente um lixão), fica vários dias sem tomar banho e adora comer. Detesta que lhe digam como deve tocar (isso também se deve ao um trauma de sua infância), e normalmente vive adaptando os clássicos, com seu estilo e apesar de se divertir tocando dessa forma, isso lhe rendem muitos contratempos.

Confesso que quando dava uma certa preguiça de treinar partitura, eu lembrava do esforço que via eles fazendo no anime e voltava animado para um dia tocar tão bem. Afinal, à prática leva à perfeição. E comparado com o que eu tocava no começo com o que tenho tocado hoje, melhorei muito (mas longe da perfeição).

Mostrei para minha professora de piano e ela adorou principalmente pelo fato de mostrarem os lugares certos onde se deve tocar cada tecla, conforme a música, sem ser a enrolação (playback) comum de desenhos/filmes norte-americanos, que fingem que tocam e deixam a música tocar de fundo. 


Referência: Wikipedia Nodame

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Livro - O Despertar do Guardião

Livro escrito pela minha amiga Dáfne Freitas, que utilizou como ambientação seu cenário dos jogos de RPG. Com uma pequena resenha, (que consta na verso do livro) já temos uma base da história:
No pequeno planeta Gondorle o Capitão da Guarda Real, Héricles Adalberon, se vê diante de um dilema: manter-se ao lado do Rei e tentar proteger o reino, ou sacrificar sua carreira e manter a Princesa a salvo? Salvar o reino pareceria o mais óbvio, mas sua intuição lhe dizia o contrário. Teria que se aliar ao inimigo do reino nessa empreitada sem cabimento, e torcer para que seus propósitos fossem compreendidos.
A história inicia-se com uma decisão difícil, que reúne pela primeira vez os personagens de uma trama muito maior. Enquanto aprendem a trabalhar juntos e confiar uns nos outros, estreitam-se os laços entre eles. E quando uma força estranha desperta, num incêndio monstruoso, eles descobrem que há muito mais em jogo do que apenas a busca pela salvação do reino.
Uma narrativa envolvente e um enredo cheio de fantasia e mistérios. O Despertar do Guardião é apenas o início de uma aventura que desvendará os mistérios ao redor da Lenda de AVA, a Grande Legião Branca. 
Como nunca joguei com ela, para mim seria um cenário novo. Mas confesso que esta resenha, me desanimou um pouco, pois já sabia o que iria acontecer. 

--------Alerta de SPOILER ------
Se você continuar a leitura, corre risco de ler algum spoiler do livro.

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Vampire: The Masquerade... 4° ed.

Sim, você que é fã do clássico RPG Vampiro: à Máscara, que esteve em torpor por todos estes anos (desde que o antigo mundo das trevas foi encerrado e lançado Vampiro: o Réquiem), pode dá pulos de alegria. 

Este clássico RPG da década de 90, que revolucionou o modo de jogar, dando mais ênfase na interpretação e história do que em regras e tabelas, será relançado. 

Escutei sobre isso, no último fim de semana e que apenas uma única imagem, fez diversos fãs se agitarem. 



Em um stand, na GENCON (feira de jogos), da atual empresa proprietária dos direitos dos livros, Onyx Path, uma simples placa (e foto) fez diversos fãs se animarem.

E segundo boatos, o fracasso de vendas de Vampiro: o Réquiem (mesmo com uma ambientação e regras melhores) não agradou os fãs antigos. Em compensação, foi um sucesso a edição comemorativa de 20 anos de Vampiro: à Máscara. 


As reais razões, podem até ser outras, mas eu agradeço que e estou ansioso pelo relançamento deste clássico, agora em 4° edição.

P.S.: Se você não entendeu o que é este livro, veja RPG - Vampiro: à Máscara