terça-feira, 21 de abril de 2015

RPG e Memes

Em meados da década de noventa, quando poucos conheciam o que era RPG (e não estou falando de jogo de videogame ou PC), havia livros jogos em que você interpretava um personagem (e muitas regras e detalhes). Comecei com Desafio dos Bandeirantes e Tagmar (eram os únicos em português e comprei na bienal do livro). Para narrar e ter uma boa base para muitas aventuras, passei a ler muitos livros de histórias, contos e detalhes culturais de outros povos. E confesso foram horas e horas (para não dizer meses e anos de jogos com amigos e muita diversão).

Hoje devido o tempo escasso e a dedicação que o jogo exige (uma certa frequência regular), acho graça quando vejo na internet os memes que só quem jogou RPG sabe o que realmente é e entende a piada. Segue algumas que eu adorei abaixo.

terça-feira, 14 de abril de 2015

Tipos de tampas para vinhos

Estes dias, fui abrir uma nova garrafa de vinho. Eu tinha comprado alguns anos atrás (2011). Olhando o rótulo, vi que foi engarrafado em 2004. UAU, um vinho já com 11 anos e bem preservado. Sem contar que seu gosto continua fantástico, provando a qualidade que poucos vinhos tem como o os Vinhos do Porto. Como diz o ditado sobre bons vinhos:
Quanto mais velho, melhor ficam. 
Mas nem todos são assim. 

O vinho é uma bebida que oxida em contato com o ar. Ao entrar em contato com o ar, o vinho aos poucos vai mudando de cor e gosto, lembrando vinagre. As garrafas com tampas de cortiça, são mantidas deitadas, para evitar o contato com o ar. A cortiça, estando úmida (em contato com o vinho) expande e impede a entrada do ar. No entanto as garrafas com outros tipos de tampa, podem ser mantidas em pé, já que sua vedação é diferente.


Por isso raramente compro vinho em mercado. Geralmente eles deixam o vinho em pé nas prateleiras (além de que a iluminação também afeta o vinho, afinal, adegas são sempre escuras para preservar o vinho). Quando se quer um bom vinho, procure em lojas especializadas (ou nas próprias vinícolas) e veja o tipo de tampa usada para saber como guarda-lo.

sábado, 11 de abril de 2015

Armadura Medieval



A Armadura do cavaleiro

Em armadura completa, o cavaleiro medieval estava protegido da maioria das armas de seu tempo. A malha propiciava defesa segura contra espadas e armas de acutilar, embora pudesse ser penetrada por uma ponta de lança. Na metade do século XIII, passou-se a reforçar a blindagem, primeiro com peças acolchoadas, depois com couro endurecido e, desde meados do século XIV, com placas adicionais de metal. Cada peça de armadura tinha um nome técnico, relacionado à parte do corpo que devia cobrir. Em resposta à introdução dos arcos longos e das bestas, as armaduras de placas passaram a ser forjadas em superfícies aptas a desviar os projéteis mortais.

sexta-feira, 10 de abril de 2015

Vale Cultura e E-book

Já faz um tempo que eu tenho vale cultura. Tem sido algo bem útil. Posso comprar CDs, DVDs, Blu-Rays, Livros, Revistas e Jornais ir no Cinema (e já comprei até pipoca e refrigerante junto com o ingresso), teatros, espetáculos e shows. Se eu não usar, ele vai acumulando para usar depois e não tem data de validade. Ou seja, posso guardar alguns meses para comprar algo que quero depois (e isso inclui instrumentos musicais e olha que só fiquei sabendo esta semana). 


Mas quando você resolve comprar livros digitais e descobre que não aceitam!!! Isso mesmo, NÃO ACEITAM!! Fui até a livraria Cultura verificar, porque não vi nada sobre isso no site. E para seu E-BOOK, não é possível utilizar. Falaram que estavam estudando como implantar sua utilização. Mas fiquei bem chateado com isso. 

Você comprar um e-book, é leve, prático e pode colocar diversos livros. Tem dicionário, marcador de texto, marcado de página e todas as vantagens que existe. Mas não posso comprar nada com Vale-Cultura. Não sei se o Kindle da Amazon ou o Lev da Saraiva tem o mesmo problema. Mas que eu fiquei chateado com a Livraria Cultura, fiquei. E olha que vira e mexe faço compras neles. 

Fica meu momento de protesto com a Livraria Cultura.