segunda-feira, 7 de abril de 2014

Dunk e Egg nas Crônicas de Gelo e Fogo

Quem me conhece, sabe que sou fã destas crônicas… mas as referências a um dos mais recentes livros, sobre um certo cavaleiro e seu escudeiro 80 anos antes, tem muitas referências que não pude deixar para trás. 

Sor Duncan, o Alto é registrado entre os maiores comandantes da Guarda Real, quando Jaime está refletindo em A Tormenta de Espadas (cap. 67). No mesmo capítulo, se menciona, nos registros dos feitos de Barristan Selmy, que ele derrotou Sor Duncan, o Alto, no torneio de inverno em Porto Real.
Do diagrama genealógico dos Targaryen, fornecido no apêndice de A Guerra dos Tronos, é mostrado que Egg se tornaria o Rei Aegon V, o Improvável, que governou de 233-259. Isso foi confirmado em A Fúria dos Reis onde se revela que o trono fora oferecido ao irmão de Egg, Meistre Aemon, que o recusou e sugeriu o nome de Egg para governar em seu lugar. Como rei, Egg queria que Aemon o ajudasse a governar, mas Aemon preferiu continuar sua função como Meistre e foi para a Muralha.
Em A Tormenta de Espadas, o Príncipe Oberyn Martell lembrou que "Na época dos Targaryen o homem que atacasse um membro da família real perderia o membro com que o atingiu, uma situação que faz parte do enredo de O Cavaleiro Andante".
Em O Festim dos Corvos, Brienne tem seu escudo pintado com armas que são iguais às de um escudo que ela lembra ter visto na sala de armas do pai. Também em O Festim dos Corvos, Brienne chega numa pousada cuja proprietária é uma garota cujo último nome é Heddle (possivelmente descendente de Black Tom Heddle que é morto por Dunk em O Cavaleiro Misterioso).
Também em O Festim dos Corvos, Meistre Aemon, em delírio, cita o nome de Egg várias vezes. Ali se revela que uma das filhas de Egg se casou com um filho da Casa Baratheon e se tornou a mãe de Lorde Steffon Baratheon e, portanto, a avó de Robert, Renly e Stannis Baratheon. No pacote "blu-ray" da primeira temporada da série da TV a cabo baseada em As Crônicas de Gelo e fogo, Robert Baratheon é apresentado afirmando que foi essa ascendência que lhe deu o direito de reivindicar o Trono de Ferro.
Em A Dança dos Dragões as lembranças de Sor Barristan Selmy revelam que os filhos de Egg escolheram suas esposas por amor ao invés de aceitar casamentos políticos. Egg permitiu a seus filhos seguirem o desejo de seu corações porque ele mesmo se casara por amor. Segundo Sor Barristan, isto levou a ressentimento e traição entre os demais lordes, conduzindo em última análise, à tragédia de Solarestival.

Adorei estas referências e dou os parabéns a George R.R. Martin pelo seu trabalho.

Fonte: Dunk e Egg

2 comentários:

  1. Nossa tem coisa que só aparece no Bluray da serie! Preciso ler esse livro ;-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Cavaleiro dos sete reinos superou minhas expectativas. Recomendo.

      Excluir