sábado, 25 de agosto de 2012

Ser Chefe

Ser chefe!!! O que é ser chefe??? 
Para muita gente, ser chefe é dar ordens, ganhar mais, ter status e não precisar colocar a mão na massa e se sujar. 
Mas ser chefe não é só isso. Além da responsabilidade, tem que ter visão do futuro, para planejar, organizar  acima de tudo gerenciar pessoas. E o relacionamento com pessoas nunca é fácil.
Haverá aqueles que gostam de trabalhar com determinadas pessoas, haverá conflitos pessoais, sonhos e metas individuais entre outras coisas. E o chefe deve saber como administrar cada um destes assuntos, que podem tanto melhorar o desempenho do trabalho da equipe toda, como diminuir, desmotivar e atrapalhar todo o serviço.
Em poucos meses pude presenciar diversas situações que não são fáceis para um chefe resolver.
  • Vi o fim de um relacionamento e que foi necessário mudar o ex-casal de setor;
  • Testemunhei o desanimo de colegas quando houve mudança de chefe e eles não viam mais oportunidade de crescimento;
  • Desentendimento entre colegas de serviço, que hoje, fazem o possível para não se falarem e nem terem que trabalhar juntos.
São situações complicadas, diferentes e que ainda assim afetam o espírito e animo da equipe de trabalho. Eu mesmo não sou santo e tem gente com quem não gosto de trabalhar. 
E hoje em dia sei que para aqueles que tem cargo de chefia, resolver e administrar estas situações não é fácil, muitas vezes desagradando os envolvidos, mas necessário que sejam feito algumas escolhas e decisões. 

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

O mundo da voltas

O mundo dá voltas. E como dá voltas.
Até alguns meses atrás, estava ainda a base de remédios (espero não voltar tão cedo). 
E engordei um pouquinho também. Mas como nunca gostei de vida sedentária e fazer academia sozinho, precisa de muita disciplina, me sobrou duas opções. Artes-marciais (Pa-kua e Krav Magar) ou dança. 
No fim, resolvi fazer aula de dança, aproveitando que alguns colegas do trabalho iam fazer (no fim só eu me matriculei na aula). Vamos ver o resultado daqui a alguns meses (assim espero) e se aprendo o gingado de Zouk (achei o estilo interessante, vi uma aula e me matriculei... depois que fui descobrir que é uma evolução de lambada) e Salsa (sempre adorei música latina).  E claro, entrar um pouco em forma e perder esta pancinha que está se formando. :D

Alguns anos atrás eu nunca me imaginei fazendo estas duas aulas. Dança típica alemã era mais provável (ainda vou fazer, mas tempo ao tempo).
Salsa até fiz uma aula durante SIPAT da empresa. Por isso gostei da idéia de fazer.
Agora zouk, vi uma aula, achei bem interessante e resolvi arriscar, mesmo não conhecendo nada sobre o estilo. Mas com as poucas aulas que vi, sei que tem muitos movimentos tanto de black music, quanto de lambada. Lambada era música da década de noventa... da minha época de ginásio. Coisa que minha meia-irmã fazia e estou eu agora fazendo algo parecido.
Realmente o mundo da voltas inesperadas.

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Fotografia

Como se diz, fotografia é a arte de se escrever com a luz. 


No curso de fotografia que estou fazendo, meus colegas que já trabalham na área, vivem dando dicas  e muitas coisas que vou aprendendo. 
Assim como até hoje tinha aprendido com os amigos que já são fotógrafos profissionais e trabalham a anos na área. 
Sempre tem algo a mais que posso ir aprendendo. Uma dica usar a luz, uma posição de câmera, um modelo novo de câmera ou lente. Mas o mais importante. O que você quer fotografar e transmitir?

Pois como disse um certo professor (que não lembro o nome), você não pode só tirar a foto de qualquer jeito, tem que ter um motivo que é agradar quem está querendo esta foto. Que sentimento você quer transmitir? Que idéia? Que emoção e para quê você quer esta foto???

O melhor exemplo que ele deu, foi para o menu de uma pizzaria. A foto tem que ficar boa o bastante, para que quem olha-se a foto no menu, fica-se com vontade de comer aquela pizza. Mesmo que para escolher a melhor foto, você tira-se 30 fotos da mesma pizza. Já para uma festa, as pessoas querem se divertir e não ficar paradas posando para fotos.
Por mais que eu goste de fotografia, sei que muita gente não gosta ou não tem paciência para ficar vendo fotos e muitas vezes nem para posar para elas. 

E isso de saber como, para e o que você quer transmitir na arte de escrever com a luz, que considero fascinante e divertido.