sábado, 28 de abril de 2012

Dançando com o inimigo ou seria uma tremenda saia justa???

Recentemente, fiz uma nova amizade. Uma amiga nova, divertida, inteligente, decidida e até eu adiciona-lá no facebook, fui descobrir que era descendente de árabes. Nada contra, no Brasil, temos muitos descendentes de árabes, principalmente libaneses. Como o Ibope levantou uma vez, tem mais descendentes de libaneses no Brasil, do que de libaneses no Líbano.

Mas vi que ela defende muito o ponto de vista árabe, reclamando de tudo o que é Israelense. E eu na saia justa, já que tenho bons amigos judeus e estudei com alguns. Fora que sou apaixonado pelas estratégias militares que Israel já usou para se defender.

Mas vamos aos fatos históricos.
Com o fim da segunda guerra e o mundo ficando chocado com o genocídio e as atrocidades nazistas, resolveram criar um estado judeu e um palestino nas antigas terras judaicas. O estado palestino, porque os palestinos estavam morando lá. E um estado judaico, para que os judeus tivessem novamente uma nação sua e nada mais simbólico do que criar uma nação onde antes havia a nação judaica.
No dia da fundação de Israel, as nações árabes atacaram o novo estado. No fim da guerra, Israel venceu e anexou os territórios do que seria a nação palestina, criando um povo sem pátria (como um dia eles foram). Devido as constantes guerras e ameaças de extermínio (que alguns governantes ainda hoje ameaçam Israel) a nação desenvolveu uma força militar (apoiada pelos EUA) para fazer frente a qualquer ameaça, incluindo arte marcial (krav magá: basicamente uma arte marcial com foco em neutralizar e matar oponentes rapidamente, principalmente considerando que podem ser homens bomba). Sua rede de espionagem (mossad) é considerada até hoje lendárias, seja por suas façanhas como por micos (esquecer passaportes em cabine telefônica... realmente alguns agentes precisam de um treinamento mais intensivo) mas ações dignas de lenda, como a caçada ao grupo terrorista setembro negro (que matou atletas judeus em uma olimpíada) uma missão ousada e que chocou o mundo (qualquer associação ou contato, mesmo por outros grupos terroristas já era motivo para todos os envolvidos serem mortos). Até as outras nações pressionarem para o fim desta caçada... foi muito sangue derramado. E como dizem os boatos, tanto a CIA quanto a antiga KGB, sabem que possuem agentes duplos do Mossad em suas fileiras, mas não sabem quem são, ainda é uma agência de espionagem respeitável.
E com este medo israelense de perderem novamente sua nação, acabou criando um impasse quanto aos árabes que já viviam na região. Sem nação e com direitos restritos. O que acaba levando a diversos atentados e recentemente a criação unilateral do estado Palestino (não reconhecido por algumas nações).
Bem ou mal, os palestinos agora sofrem o que os judeus sofreram no passado, com preconceito e sem lugar para ir. 

Realmente cada lado tem seu ponto de vista e direitos e sou a favor de uma nação palestina e da continuidade de Israel. E olha que nem entrei no ponto de vista religioso.

Agora fico naquela saia justa, entre amigos judeus de um lado e uma nova amiga árabe do outro. Mas só o tempo e diálogo para entrar em um acordo e cada um entender seu ponto de vista (assim espero).





terça-feira, 24 de abril de 2012

Saudades de tempo livre

Ah algum tempo atrás, eu trabalhava em um horário muito flexível (ainda trabalho de forma flexível, mas nem tanto).
E tinha muito tempo livre (para ler, jogar, passear, ficar de bobeira e dormir).
Devido a N motivos, elevados a N potência (trauma de cálculo???) e muita coisa para resolver, ando com o tempo bem ocupado. Realmente precisava ocupar o meu tempo, como diz o ditado, o diabo assopra idéias na cabeça de quem não tem nada para fazer.

E outro dia eu estava pensando... puxa, faz tempo que não falo com beltrano, sicrano, fulano e etc. E realmente, ocupando o meu tempo, acabei sumindo um pouco e perdi contato com muita gente. Mas só para lembra-los, estou vivo e assim que der, vejo de fazer uma visita (ou quem sabe, deixar o msn aberto).


sábado, 7 de abril de 2012

Meme dos 11

Há tempos não posto por aqui... Ok, postei outro dia. Recebi esse meme da Anne. E como já queria atualizar o blog, uno o útil ao agradável.

Regras - Escrever 11 fatos aleatórios sobre você no blog;
Responder as 11 perguntas que a pessoa que te tagueou fez para você;
Criar 11 novas perguntas para as pessoas que você taguear;
Escolher as 11 pessoas que vai taguear e as linkar no seu post;
Avisar as 11 pessoas escolhidas que você as tagueou;
Não as taguear de volta;
E colocar as regras no post!

Fatos aleatórios:
1. Sou preguiçoso... demoro para começar algo, mas também quando começo, quero ir até o fim;
2. Uso minhas coisas e equipamentos até o fim... demoro anos para trocar de celular ou qualquer outro aparelho ou equipamento, trocando quando não tem mais jeito;
3. Nada contra religião, mas é sua religião, não a minha, não pregue ou tente me converter e continuamos amigos;
4. Filiação política... anti-petista, mas tenho que concordar que estou gostando da administração tecnocrata da Dilma;
5. Me associei recentemente a alguns movimentos políticos, tanto um de Portugal, quanto seu correspondente Brasileiro. Aproveitando a crise portuguesa e quem sabe mudando o governo;
6. Estou seriamente pensando em me filiar a um partido (só aguardando sua aprovação pelo Tribunal Eleitoral), assim me livro do risco de ser mesário;
7. Amo o meu emprego e pensar que no século passado eu nunca me imaginei trabalhando no que faço agora e nem nesta empresa... e hoje não me vejo em mais nenhuma outra empresa;
8. Ainda penso em fazer um tribal, falta escolher qual;
9. Sou cosplayer e gosto do que faço, mesmo alguns achando que é coisa de criança ou de quem não tem o que fazer, mas prefiro gastar nisso do que em cigarro, bebida e outras drogas que alguns usam, além do que me permitiu a saber falar com o público e fazer novos amigos;
10. Vinho tinto seco ou doce, Moscatel (não acho no Brasil, aqui só tem Moscatel Branco), Cabernet Sauvignon ou Carmenère são os principais vinhos que tenho em minha adega;
11. Sou Chocólogo (apreciador de um bom chocolate, os outros que são chocólatras) assumido, principalmente de chocolate suíço como o chocolate Frey.

Perguntas Respondidas:
1. Três coisas que você não poderia viver sem?
Meus óculos, minha correntinha e meu relógio

2. Qual música te dá a sensação que a letra foi feita para você?
Unforgiven do Metallica

3. Uma mania sua que não gostaria de ter?
Dormir facilmente

4. Um filme que te fez enxergar alguma coisa com outros olhos?
Instinto

5. A paisagem mais linda que você já viu?
Acordar e ver um belo de um sorriso do lado

6. Em que lugar gostaria de estar neste exato momento?
Lisboa

7. Uma pessoa que te faz suspirar?
Monica

8. Qual o livro que está lendo no momento?
Desterrado.

9. Um objetivo a ser cumprido durante esse ano?
O inventário

10. Um site que entra com certa frequência e recomenda?
http://www.bemlegaus.com/

11. Objeto preferido?
Travesseiro

Perguntas a serem respondidas:
1- Como me conheceu?
2- Sua opinião sobre a minha pessoa?
3- Seu maior defeito?
4- Sua principal virtude?
5- Vício que você tem?
6- O que você mudaria em sua vida?
7- Que cidade gostaria de conhecer?
8- E idioma que gostaria de aprender?
9- Alguma coisa radical que fez?
10- Esporte que pratica ou apenas acompanha?
11- Apelidos que já teve?


Para:
-Dani Hime, http://danihime.blogspot.com.br/
-Linidy, http://refeicoesrapidasepraticas.blogspot.com.br/
- Daay, http://daaybrunetts.blogspot.com.br/
Quem mais quiser responder...

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Nomes

O que a insônia não faz...

Mas como eu estou sem sono e fazia eras que não postava algo interessante por aqui, lembrei da idéia de nomes. Como trabalho e tenho contato com documentos do Brasil todo, vejo nomes e nomes dos interessantes, comuns a bizarros. E bizarros, não são apenas a mistura do nome do pai e da mãe, ou escrevendo de forma errada nomes estrangeiros (Uashiton, Deivison e por aí vai), mas nomes que muitas vezes tem duplo sentido ou permitem fazer piadas.
Sei que muita gente não tem maldade nem pensa nisso, mas eu recomendaria aos pais, antes de registrar um nome, conversar com parentes e amigos o que acham de determinados nomes, antes de registrar um nome como ninfa. Ou nomes de mulheres em meninos (ok, queria uma menina, não veio, mas use um nome masculino para meninos).
Sou uma das poucas pessoas que podem dizer que já vi foto do Chester (sim com direito a RG e tudo, mas lembrando que Chester nada mais é do que um frango... agora porque os pais deram este nome ao filho, são outros 500).
Também posso dizer que trabalhamos com nomes antigos, de Cleopatra a Tiberius (sim, nome e sobrenome em latim).
Nomes de lugares também são muito utilizados, afinal tem os descendentes de uma família que fundou tal cidade. Mas ter como primeiro nome, regiões como Saara e Sibéria é um pouco estranho.
Tem os casos que o nome não é tão estranho, mas quando você ler o nome do meio e o sobrenome, fica do estranho ao engraçado. Vamos usar de exemplo Maria e colocar um sobrenome Pinto. Ok sem problema, vai ter algumas piadinhas. Mas coloca um nome do meio do tipo, Sonha. Junte os três e já dá para ter idéia de como fica. E não, não vi isso ainda, mas vi exemplos piores que não vamos citar aqui.

Então fica a dica... pensem com muito carinho quando derem nomes a seus filhos. Pois eles carregaram estes nomes a vida toda.
Nada contra ser original, mas sempre é bom ter uma segunda opinião sobre nomes.

domingo, 1 de abril de 2012

Frase Importante

Sei que é 1. de Abril. Dia da mentira e muita gente não bota fé no que é dito.
Mas como achei interessante e nunca se sabe o dia de amanhã. Resolvi anotar aqui uma frase que gostaria que fosse colocado em minha lápide.

Desculpe, não pude realizar o seu sonho.

Bobagens a parte, digamos que é algo pessoal e objetivos que estou tentando alcançar, mas como disse, nunca se sabe o futuro de amanhã.

E vamos que vamos que o tempo não para.