Bem, venceu casamento, por N motivos. Não, não será o meu casamento, mas devido uma conversa que tive com uma amiga, achei que seria um bom tema.
Segundo todo bom dicionário:
casamento subst m casamento [kɐzɐ'mẽtu]
1 união legal entre duas pessoas
2 cerimônia em que se celebra a união Eles festejaram o casamento num parque. um casamento civil
Bem, dicionários a parte, um casamento muitas vezes é o momento mais especial de uma vida a dois (posteriormente a 3, 4, 5, depende do número de filhos). Uma união entre duas famílias diferentes (as vezes nem tanto assim), esperamos que seja para sempre (é tem aumentado o número de divórcios) e sejam felizes (ok, sempre tem uma briga ou outra, mas dá para ir mantendo o casamento e se entendendo).
Mas o que chama a atenção hoje são os motivos diversos de casamento. Ok, tem os casamentos arranjados, os forçados pq fulano engravidou a fulana e blá, blá, blá. Mas não vamos falar nisso. E sim, o que levar algumas pessoas a pensarem em casar.
No caso desta minha amiga, ela ama o namorado, estão juntos a um bom tempo (acho que dois anos) e não sei se é problemas em casa, ela está louca para casar e sair de casa. Se é para sair de casa, aluga algo ou vai morar com uma amiga. Os dois não tem condição (salário para comprar uma casa), mas dá para alugar algo.
Assim como tem que prestar atenção em outra coisa. O padrão de vida muda e muito. Antes vc não pagava contas de luz, água, telefone e outras despesas domésticas (supermercado, faxineira, etc). E casando, vc não vai ter mamãe e papai para fazer isso. Vai ter que passar a fazer. E esta mudança, se não estiver preparado, será um choque e muito grande.
Tem que ser consciente, de que casamento é responsabilidade a dois. Tudo será dividido em dois, na alegria e na pobreza. E não achar que uma das partes arcará com tudo. Não é se casando para fugir dos problemas da casa dos pais que se resolve tudo. Pelo contrário, será uma nova fase da vida em que se deve encarar muito mais problemas e superando elas, terá muito mais felicidades tb.
Sei que muitas vezes tem pressão da família que quer que a filha case logo, das amigas que falam que vc está ficando velha, dos amigos, que falam que vc é o último solteiro do grupo, seus amigos já estão tendo filhos, vc passou a ser padrinho/madrinha de casamento, entre outras coisas. Mas para casar, vc deve acima de tudo ser responsável. Não é no primeiro problema que vc vai correr para a casa dos pais.
Aliás, casar e morar com os pais ou sogros, tb não dá. Se é para ser uma nova família, não é morando na mesma casa que seus pais ou sogros que irá mudar algo. Ao invés de ser responsável, vai passar a ser um parasita dentro da casa, tudo dependendo deles depois de casado. Como fica vc brigando com seu marido/esposa e tendo que dormir na casa dos sogros ? É claro que vão defender o filho(a) querido(a) deles. Fora cunhado(a)s. E mesmo que seja na casa de seus pais, como se sente seu marido/esposa ? Eu me sentiria muito mal, por melhor que seja a minha relação com sogros, mas ainda assim, não é a minha casa. Não vou ter a mesma liberdade.
Uma coisa é morar perto. Outra é morar na mesma casa.
Assim como não teria como receber os amigos ou dá uma festa sem causar problema para eles. Moraria sim, com prazer se fosse por pouco tempo, como se minha esposa estive-se grávida ou doente. Ou mesmo se meus pais/sogros estivessem doentes ou precisando de alguma ajuda para reformar, fazer algo ou por qualquer que seja o motivo. Mas um mês assim para mim já seria muito tempo.
Como minha amiga disse, ela não esperaria nem mais 2 anos para se casar. Tenho um casal de amigos (sou padrinho deles), que se casaram a um ano e pouco, mas desde que decidiram se casar, então juntaram dinheiro por quase 9 anos para comprar seu apartamento e toda a mobília que eles queriam. Muito tempo. Sim. Mas superaram juntos este tempo todo. E estão felizes da vida. Não fizeram nada correndo. Assim como tb vou ser padrinho de outro casal de amigos, que namoram a menos de 1 ano. E decidiram se casar. Mas tb procuraram comprar a casa e toda a mobília (para não dependerem dos pais). Assim como conheci um casal que só fizeram o casamento depois de alguns anos morando juntos e vendo como seria. E resolvendo todos os problemas juntos.
Quando se ama, não importa se é um amor de longo tempo ou alguém que vc conhece a pouco tempo. Mas ter os pés no chão e saber o que está fazendo é muito importante. Ainda mais que será a partir de agora um futuro a dois que pode gerar novos frutos e envolver crianças.
Então antes de dizer o sim, seja consciente de que sua vida não será só sua, mas será a vida de um casal.
Seja na alegria ou na tristeza, na fortuna ou na pobreza, que sejam felizes para sempre.